Folha de S. Paulo


Não há verba para todos os parques previstos em São Paulo, diz prefeitura

O secretário do Verde e Meio Ambiente da gestão Fernando Haddad (PT), Wanderley Meira do Nascimento, diz que há oportunistas entre os invasores de áreas verdes com decretos de utilidade pública.

O secretário afirma também que a administração não tem recursos para fazer todos os parques previstos pela gestão anterior.
"Eu tenho 154 decretos de utilidade pública, o equivalente a R$ 2 bilhões", diz Nascimento.

O custo de cada parque depende do tamanho e da localização desses terrenos. Uma das opções da prefeitura são as parcerias público-privadas.

O secretário também afirmou que, mesmo quando há recursos, a transformação de uma área privada em parque é um processo demorado. "Você faz o pagamento, e depois vai para a Justiça [onde pode ter questionamentos]."

Veja vídeo

A gestão Fernando Haddad afirma que vai criar mais 11 parques na cidade até o final de 2016.

Entre os locais na lista de ocupados da Comissão de Meio Ambiente, só o da Brasilândia (zona norte) deve virar parque até 2016.

Os demais são Chácara do Jóquei, Tatuapé, Paraisópolis, Feitiço da Vila, Pôr-do-Sol, Três Lagos, Horto do Ipê, Jardim das Perdizes, Linear do Bispo e Sítio Morrinhos.

A prefeitura também citou melhorias que serão feitas em parques da zona leste, como o Piqueri, Raul Seixas e do Carmo.

A administração municipal informou ainda que deixou de realizar diferentes ações planejadas na cidade devido à suspensão do IPTU e do congelamento da tarifa de ônibus.

Lalo de Almeida/Folhapress
Terreno da zona leste de SP destinado para criação de parque e invadido pelos sem-teto
Terreno da zona leste de SP destinado para criação de parque e invadido pelos sem-teto

Endereço da página:

Links no texto: