Folha de S. Paulo


Chuva não impede nova queda no Cantareira; Guarapiranga tem melhora

A forte chuva que atingiu São Paulo na terça-feira (25) provocando alagamentos e caos no trânsito não impediu uma nova queda no nível do sistema Cantareira. Os reservatórios do Alto Tietê e Guarapiranga, no entanto, tiveram ligeira melhora.

O Cantareira, segundo dados da Sabesp, perdeu 0,1 ponto percentual de terça para esta quarta-feira (26). O nível do reservatório é de apenas 9,3% já contando a segunda cota do volume morto.

Segundo a Sabesp, choveu 23,2 mm na terça. A chuva acumulada no reservatório neste mês é de 123 mm sendo que a média histórica para novembro é de 161,2 mm.

No sistema Guarapiranga, a chuva foi ainda mais intensa (69,6 mm) o que fez com que o nível melhorasse de 31,9% para 33,4%. Já no Alto Tietê choveu 32,5 mm fazendo o nível subir de 5,7% para 5,8%.

CHUVA FORTE

Na terça-feira, São Paulo teve a segunda maior chuva do ano: foram 23,2 mm, perdendo apenas para os 37,5 mm registrados em 12 de abril, segundo a Climatempo.

O valor equivale a 16% da média prevista para novembro, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e quase um terço do acumulado na capital até então.

Para o Inmet, a atual configuração atmosférica deve render chuvas na região do reservatório, assim como na Grande São Paulo, até sexta (28).

A expectativa é de 13,2 mm de precipitações nas reservas do manancial nesta quarta-feira (26), de acordo com a Climatempo. Em São Paulo, a previsão é de grande volume de chuvas, chegando a 20 mm.

Segundo a empresa, a temperatura mínima esperada é de 20°C e a máxima, de 28°C.


Endereço da página: