Folha de S. Paulo


Sob protesto contra obra na Billings, Alckmin abre estação na Fradique

Sob protesto de um grupo contra a construção de prédios em nascentes da represa Billings (zona sul), o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), inaugurou na manhã deste sábado (15) a estação Fradique Coutinho, da linha 4-amarela, em Pinheiros (zona oeste).

A previsão inicial era de que a estação fosse inaugurada em 2010. Mas o acidente que abriu uma cratera em Pinheiros, em 2007, alterou o cronograma da linha. As obras civis da estação só começaram em março de 2012.

"Esta obra o contrato foi assinado em maio de 2012, 30 meses de obra, olha o tamanho da estação", justificou Alckmin. Segundo ele, a obra estava programada para uma segunda fase da linha 4.

Durante o evento, chegou a haver bate-boca entre um grupo de 15 manifestantes e correligionários de Alckmin. O governador prometeu receber os manifestantes da região do Parque dos Búfalos, na zona sul. Eles afirmam que a construção de um conjunto habitacional na região matará várias nascentes da Billings.

Lalo de Almeida/Folhapress
Manifestantes acompanham Alckmin durante a inauguração da estação Fradique Coutinho na zona oeste de SP
Manifestantes acompanham Alckmin durante inauguração da estação Fradique Coutinho, na zona oeste

Em seu final de semana de estreia, já terá horário de fechamento igual ao de outras estações da linha: até a 1h no sábado e das 4h40 às 24h no domingo. Entre a segunda (17) e a sexta-feira (21), seu funcionamento será restrito (das 10h às 15h) para ajustes. A partir do próximo sábado (22), voltará a ter horário normal.

O Metrô prevê que cerca de 15 mil passageiros vão utilizar a estação Fradique diariamente -a ViaQuatro estima que poderá chegar a 25 mil. Mesmo na previsão mais otimista, ela não deve causar grande impacto no sistema. Hoje as quatro linhas convencionais do Metrô transportam 3,8 milhões de passageiros por dia, em média. Pela linha 4-amarela, são 690 mil.

Em 2015 devem ser inauguradas as estações Higienópolis-Mackenzie e Oscar Freire. Em 2016, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia, que vão acrescentar 3,8 km à rede.

Hoje são 78,4 km, incluindo o monotrilho da linha 15-prata, operado pelo Metrô, ainda em fase de testes. Com a nova estação, nenhum quilômetro de trilhos será acrescentado à rede, já que a parada fica entre duas já existentes: Paulista e Faria Lima, abertas em 2010.

ESTAÇÃO FRADIQUE COUTINHO

O governo Alckmin acredita que o polo de restaurantes dos arredores possa atrair pessoas que trabalham em estações próximas. "A estação fica a um minuto da estação Faria Lima e a dois da estação Paulista", disse Alckmin.

Próxima da Vila Madalena e em uma área conhecida como polo gastronômico (há 52 restaurantes e bares a menos de três quadras), a estação Fradique terá decoração mais colorida, em alusão ao ambiente artístico do bairro. Também será a primeira da linha amarela a abrir com banheiros–nas outras, as obras estão sendo contratadas.

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: