Folha de S. Paulo


Prefeitura cede a restaurantes e apaga ciclovia em praça no centro de SP

A Prefeitura de São Paulo cedeu ao apelo de comerciantes e está apagando a ciclovia implantada na praça Vilaboim, em Higienópolis, região central da capital paulista.

Desde que foi inaugurada, em setembro, donos de bares e restaurantes da praça reclamavam que a via de ciclistas, pintada junto à calçada do lado direito, prejudicava o acesso de clientes aos estabelecimentos – é proibido parar e estacionar sobre as ciclovias.

Para mudar a situação, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) decidiu alterar o trajeto da pista a partir de sugestão dos comerciantes. Desde quarta-feira (12), ela está passando tinta da cor cinza por cima da faixa vermelhada usada pelos ciclistas, que será pintada em outro local.

Hoje a ciclovia começa na rua Armando Penteado e segue à direita até a rua Piauí. Com a mudança, ela terá uma bifurcação à esquerda ao chegar à praça, pela rua Aracaju. Desse modo, o trecho que passa pelos restaurantes será apagado. A CET diz que são cerca de 30 metros.

A ciclovia passará para o outro lado da praça Vilaboim até chegar à rua Piauí, onde haverá uma conversão à direita que vai religar o trajeto à rede implantada. O novo trajeto é um pouco mais longo que o antigo.

Segundo a CET, "os poucos ajustes que estão sendo feitos no local contemplam a finalidade de implementação e operação da rede cicloviária na cidade, consonantes aos aperfeiçoamentos necessários".

Mais tarde, após reclamação de cicloativistas, a administração municipal afirmou em seu perfil do Facebook que a mudança foi feita "em função da readequação das linhas de trólebus e implantação de parklets, portanto não há que se falar em pressão ou recuo".

A previsão é que a intervenção em Higienópolis termine na semana que vem.


Endereço da página:

Links no texto: