Folha de S. Paulo


Moradora de SP tenta, sem sucesso, doar 35 mil litros de água de piscina

A crise hídrica deixou a agente de viagens Regina Bertoncello desesperada, mas não por ter falta de água: Regina precisa esvaziar sua piscina de 35 mil litros devido a um problema de impermeabilização, e ela não sabe o que fazer com o volume.

"Nesta crise, não posso simplesmente abrir o ralo e mandar tudo embora", afirma a agente, moradora do Morumbi, na zona oeste de São Paulo. "É muito desperdício [fazer isso]."

O volume satisfaria uma pessoa por 318 dias, de acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), que considera 110 litros diários de água suficientes para necessidades individuais de higiene e consumo.

A primeira ideia foi doar a água à Sabesp. "Achei que pudessem usá-la para lavar a rua, alguma coisa assim", afirma Regina.

Enganou-se. A companhia respondeu que, por conter impurezas, o "bem" não poderia ser armazenado em um caminhão-pipa.

Luiz Carlos Murauskas/Folhapress
Piscina de regina Bartoncello, com cerca de 35mil litros de água que podem ir pelo ralo
Piscina de regina Bartoncello, com cerca de 35mil litros de água que podem ir pelo ralo

Procurada pela Folha, a empresa disse que agradeceu à moradora pela iniciativa e a orientou a reutilizar e repartir a água com os vizinhos.

Regina bem que tentou. Ofereceu água aos donos da casa em frente à sua, onde está sendo realizada uma obra, mas não quiseram. "Disseram que não estavam precisando de água lá...", afirma, sem esconder a frustração.

A outra tentativa foi arranjar um caminhão-pipa para armazenar o volume e depois devolvê-lo à piscina.

A agente ligou para cerca de 15 empresas, mas também não foi bem sucedida. "Eles não pegam água considerada suja'", conta.

Agora, ela está em uma corrida contra o tempo. Usa a água para tarefas domésticas, como lavar o chão, mas precisa se livrar dos 35 mil litros o quanto antes –a empresa que vai arrumar a piscina disse que a obra precisa ser feita o mais rápido possível.

Se não aparecer ninguém interessado nos próximos dias, Regina terá que abrir o tampão do reservatório e dar adeus à água.

Após a reforma, quando for encher a piscina novamente, a agente terá de gastar aproximadamente R$ 2.000 com caminhão-pipa. "Queria que alguém usasse essa água, mas estou sem saída".


Endereço da página: