Folha de S. Paulo


Químico inventa pó que reduz evaporação de água em represas

Em meio à crise hídrica que esgota rapidamente os reservatórios do Sudeste, um pesquisador tenta viabilizar a produção comercial de um composto que reduz as perdas de água por evaporação.

Dependendo do tamanho da represa e das condições climáticas, o fenômeno natural leva embora parcela significativa da água armazenada.

Na represa Jaguari-Jacareí, por exemplo, a maior do sistema Cantareira, a evaporação estimada quando seu espelho d'água está em condições normais (50 km²) é de 45 bilhões de litros por ano.

Esse volume representa quase a metade do segundo volume morto usado pela Sabesp -reserva abaixo do nível de captação. Com mais calor e menos água, a taxa de evaporação sobe.

O produto criado pelo engenheiro químico Marcos Gugliotti, 44, consiste em um composto de calcário e surfactantes, substâncias usadas em cosméticos e obtidas de fontes como óleos vegetais e cera de abelhas.

Quando aplicado na água, o pó se espalha e cria uma película ultrafina que "protege" a represa. "Ele reduz as ondulações naturais na superfície, o que diminui a área exposta à evaporação", afirma.

Em testes controlados, seu composto chegou a frear a perda de água em até 50%.

Editoria de Arte/Folhapress

O inventor afirma que o produto não causa impacto ambiental, pois é atóxico e biodegradável. Análises mostraram que ele não altera a potabilidade da água.

"Também não interfere na vida aquática e nem altera o regime de chuvas", diz.

Gugliotti conta ter criado o pó em 2004, durante pesquisas feitas na USP, ao estudar propriedades de filmes ultrafinos (com espessura de apenas uma molécula) que já eram usados no exterior.

Sua inovação, diz, foi ter conseguido chegar a uma formulação que, ao contrário dos concorrentes, não tem componentes tóxicos.

Com a fórmula pronta, obteve financiamento de R$ 304 mil da Fapesp (agência paulista de fomento à pesquisa) para testar a viabilidade da invenção. Diz ter chegado a um modelo em que a produção e aplicação têm custos compensados com folga pelo valor da água poupada.

O desafio científico se revelou o menor dos problemas. Nos últimos seis anos, conta ter participado de 150 apresentações e recebido pedidos do Brasil e do exterior, mas ainda não conseguiu parceria com nenhuma indústria para fabricar o pó.


Endereço da página: