Folha de S. Paulo


Cachoeira dá lugar a filete de água no sul de Minas

A cachoeira Véu das Noivas, em Poços de Caldas (MG), ficou na lembrança. No suvenir pendurado na banca de artesanato, perto do mirante, a foto é de uma cascata frondosa e branca.

A imagem que espera hoje o turista, porém, é a de filetes de água em um paredão de rochas, antes encoberto. Pedalinhos e lanchas foram retirados da represa Bortolan, que está quase vazia.

A seca alterou a paisagem no sul de Minas Gerais, principalmente nos últimos dois meses. A Folha percorreu na última semana 830 km na região para visitar oito cidades afetadas pela estiagem.

Sem chuvas, não só cachoeiras, mas rios e represas estão vazios, e ao menos 14 cidades da região enfrentaram rodízio em outubro.

Escolas e hospitais mudaram drasticamente a rotina e há moradores que estocam água em casa.

Em São Gonçalo do Sapucaí, a aposentada Hilda Ribeiro Silva de Azevedo, 64, voltou ao tempo da roça.

A bacia de metal enferrujada, que passa dos 50 anos de idade e estava encalhada no quintal, foi resgatada. "Tive que tomar banho de caneca na bacia, igual quando eu era pequena no sítio", diz.

Na escola estadual Vital Brasil, a maior da cidade de Campanha, com 1.500 alunos, o suco e o macarrão foram cortados da merenda. O motivo: economizar a água que seria gasta para lavar canecas e pratos engordurados.

O feijão tropeiro, prato típico de Minas, ficou difícil de ser digerido na merenda. "Eles reclamam de não ter suco", diz a vice-diretora Gislene Figueiredo. Os alunos são estimulados a trazer suas garrafas de água de casa.

Em Ouro Fino, quando a caixa d'água da Santa Casa quase esvaziou, foi preciso esterilizar os materiais hospitalares em outra cidade.

Com a lavanderia cheia de peças sujas, a solução foi comprar mais roupas cirúrgicas e pedir que acompanhantes dos pacientes levassem seus próprios cobertores.

RUÍNAS NAS ÁGUAS

O trecho do lago de Furnas que banha Pontalete, distrito de Três Pontas, está praticamente vazio. É possível andar no meio do leito seco.

A estiagem trouxe à tona ruínas de duas pontes que ficaram submersas após a criação do reservatório, em 1963.

A estiagem revelou as pontes os poucos. Se as muretas já despontavam da água nos últimos anos, agora é possível passar de carro pelas duas pontes, completamente secas, para ir a outros municípios antes ligados por balsa.

Os pescadores de Pontalete, que hoje não puxam das redes nem metade dos 10 kg diários de peixe, lamentam.

Sem dinheiro, pescadores como Tarcísio da Silva, 58, vivem um paradoxo: aguardam ansiosamente o dia em que serão proibidos de pescar.

Na piracema, época de reprodução dos peixes, eles ao menos recebem o seguro-desemprego pelo veto à pesca.

"Ver aquele tanto de água e agora assim, vazio, dá uma tristeza na gente", diz Silva.


Endereço da página:

Links no texto: