Folha de S. Paulo


SP continua com tempo ensolarado, mas aumenta possibilidade de chuva

A região metropolitana de São Paulo deve continuar a ter sol e temperaturas elevadas no próximo final de semana. A possibilidade de chuva, porém, vai aumentar, podendo haver pancadas significativas entre sábado (1º) e a próxima quarta-feira (5), aponta o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), da prefeitura.

Segundo o meteorologista Adilson Nazário, do CGE, a instabilidade vai aumentar devido ao ar úmido da região central do país. Com isso, a próxima semana deve ser parecida aos típicos dias de verão, com temperaturas elevadas e pancadas de chuvas entre o final da tarde e o início da noite.

O meteorologista aponta ainda que, apesar da continuidade do calor, a maior umidade pode provocar uma leve queda nos termômetros, que em algumas regiões chegaram a superar os 35°C nesta quinta. Nos próximos dias, ela deve ficar em torno dos 32°C, podendo cair um pouco mais entre segunda (3) e quarta-feira.

A capital paulista não registra chuva significativa desde o dia 26 de setembro, quando chegou a acumular 22,2 mm (milímetros). Depois disso, ocorreram algumas chuvas rápidas e isoladas, mas sem um acumulado significativo. No dia 26 de outubro, ocorreu o último registro, quando chegou a a 5,3 mm.

O Estado passa pela maior seca de sua história, o que tem afetado os principais reservatórios. O sistema Cantareira, por exemplo, já tem utilizado a primeira e a segunda cota do "volume morto" (reserva abaixo das bombas) para garantir o abastecimento da região metropolitana. Nesta quinta, o reservatório opera com 12,6% de sua capacidade.


Endereço da página: