Folha de S. Paulo


Carros abandonados surgem durante seca na represa de Guarapiranga

Enquanto a água está sumindo das represas da Grande São Paulo, carcaças de carros surgem quase diariamente. Nos reservatórios de Billings e Guarapiranga, dezenas de veículos apareceram nas últimas semanas. O mesmo tem acontecido na represa de Atibainha, do Cantareira.

São carcaças que nem os moradores da região sabem informar quando foram afundadas. A maior parte está enferrujada, o que dificulta a identificação do modelo.
A Emae (Empresa Metropolitana de Águas e Energia) informou que as carcaças "serão retiradas e encaminhadas para a destinação adequada."

A Secretaria da Segurança Pública informou que esses veículos serão fotografados e periciados. Em seguida, será feito um boletim de ocorrência para que eles possam ser levados a um pátio.

Cada caso será investigado separadamente. A pasta não informou quantos veículos foram encontrados neste ano.

Funcionários do parque Guarapiranga criaram o Museu do Lixo, com 321 objetos retirados da represa. Há desde bonecas, pia e fogão até um carro da marca Puma.

O gestor do parque, Marco Antonio Lucena, afirma que a intenção é sensibilizar as pessoas a fazer o descarte correto do lixo. "Além de sujar a represa, o acúmulo de objetos causa assoreamento e diminui a capacidade de armazenamento."

Mesmo com o nível baixo, Lucena afirmou que já viu a Guarapiranga mais vazia. "Entre 2003 e 2004, ela já esteve com bem menos água e conseguiu se recuperar. O problema desta vez é que a situação se agravou no Cantareira, onde é muito maior."

O museu fica na estrada da Riviera, 3.286, na Riviera Paulista (zona sul). Abre de terça a domingo, das 8h às 17h.


Endereço da página:

Links no texto: