Folha de S. Paulo


Cantareira chega a 13% de capacidade já com segunda cota do volume morto

O Sistema Cantareira atingiu nesta segunda-feira (27) o índice de 13% de sua capacidade. Desde a última sexta-feira, a Sabesp já contabiliza nesse índice a segunda cota do volume morto do reservatório.

O volume extra dá ao reservatório 10,7 pontos percentuais a mais de água disponível para captação. Essa segunda reserva adicionará 106 bilhões de litros ao sistema que abastece parte da Grande São Paulo.

A Sabesp informa que, apesar de já contabilizar a porção de água, a reserva ainda não está sendo captada. Oficialmente, não há previsão para utilização desta segunda cota. Isso só deve ocorrer apenas na hipótese de fim da primeira reserva do volume morto, que tem apenas 2,3% de seu volume.

Luis Moura/Folhapress
Represa reserva Jaguari-Jacareí, na cidade de Bragança Paulista (no interior de SP); Sistema Cantareira chegou a 13%
Represa reserva Jaguari-Jacareí, na cidade de Bragança Paulista; Sistema Cantareira chegou a 13%

De domingo para esta segunda, a queda no índice foi de 0,2 pontos percentuais. Considerando o atual ritmo de queda do reservatório e volume de chuvas, a primeira cota do volume morto acabaria no dia 10 de novembro.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) não prevê para os próximos dias chuvas volumosas para a região do Cantareira.


Endereço da página: