Folha de S. Paulo


Defesa Civil estadual vai distribuir água com caminhões-pipa em Itu (SP)

O governo de São Paulo autorizou nesta quinta-feira (23) a Defesa Civil a contratar, de forma emergencial, 20 caminhões-pipa para distribuição de água à população de Itu (a 101 km de São Paulo).

O contrato emergencial, no valor de R$ 2 milhões, tem duração de 30 dias e poderá ser prorrogado em caso de necessidade. A Defesa Civil também vai disponibilizar sete caixas flexíveis de água que serão instaladas em pontos estratégicos cidade.

A cidade enfrenta um severo racionamento há pelo menos três meses. Uma liminar da Justiça determinou que as residências e estabelecimentos comerciais de Itu não poderiam ficar mais de 48 horas sem água, mas isso não vem sendo cumprido pela concessionária.

A população de Itu continua protestando. Nesta quarta (22), moradores puseram fogo em pneus e entulho em várias partes da cidade. As manifestações, que ocorrem diariamente, questionam, entre outras coisas, a cobrança das contas de água.

O decisão do governo de contratar caminhões-pipa foi tomada após reunião entre o secretário da Casa Militar e coordenador estadual de Defesa Civil, coronel José Roberto de Oliveira, e o prefeito de Itu, Antonio Luiz Carvalho Gomes (PSD), conhecido como Tuíze.

Divulgação/Prefeitura de Itu
Defesa Civil estadual vai distribuir água com caminhões-pipa em Itu, no interior de SP
Defesa Civil estadual vai distribuir água com caminhões-pipa em Itu, no interior de SP

A Sabesp também enviará a Itu um engenheiro para dar consultoria aos técnicos da empresa privada Águas de Itu, responsável pelo abastecimento na cidade. "Embora o abastecimento de água na cidade seja responsabilidade de uma empresa privada, sob gestão do município, é atribuição da Defesa Civil atuar nesse tipo de situação para atender a população da cidade", explicou, em nota, o Palácio dos Bandeirantes.

No último dia 14, um abaixo-assinado com 3.000 assinaturas foi entregue ao Ministério Público paulista, pedindo intervenção do Estado em Itu.

A prefeitura informa que Itu ainda não se enquadra nas normas de calamidade pública. De acordo com a administração municipal, isso seria configurado apenas em uma situação de caos, com escolas e hospitais sem funcionar e epidemias ou surtos de doenças.

A concessionária Águas de Itu informou que nesta quarta-feira a programação de abastecimento por caminhões-pipa atendeu a 1.096 domicílios.


Endereço da página: