Folha de S. Paulo


Dois municípios do Triângulo Mineiro restringem abastecimento de água

As duas principais cidades do Triângulo Mineiro –Uberlândia e Uberaba– enfrentam crise no abastecimento de água por causa da seca. A vazão dos rios que abastecem os municípios caiu 50% e está em situação crítica.

Chuvas isoladas e de curta duração foram registradas nos últimos dias, mas não o suficiente para normalizar a distribuição de água.

Em Uberlândia, o racionamento de água já está acontecendo na prática, segundo o diretor do departamento de água, Orlando Resende. Ele disse que o volume disponibilizado à população foi reduzido em 20%.

"Há um racionamento de fato, mas não foi decretado oficialmente. Estamos trabalhando com menos bombas neste momento por causa da falta de água. Isso diminuiu a quantidade jogada na rede para distribuição", afirmou.

Editoria de Arte/Folhapress

O volume do sistema Sucupira, principal fonte de abastecimento da cidade, caiu pela metade, enquanto o da represa de Bom Jardim foi reduzido em 40%.

Com isso, as reclamações se espalham. Na semana passada, por exemplo, uma escola dispensou 300 crianças por causa da falta de água.

Para Resende, foi um caso isolado. Três caminhões-pipa estão atendendo escolas, unidades de saúde, hospitais e penitenciárias.

PROTESTO

Já em Uberaba, os problemas de abastecimento levaram moradores a protestar na periferia. Um dos bairros mais atingidos organizou manifestação na segunda (20) e na terça (21) –40 pessoas fecharam trecho da MG-262.

A líder comunitária Maria Alzira Miranda Andrade disse que o local está há 15 dias sem água e até um boletim de ocorrência foi registrado.

"Ontem [segunda], não tinha água para alimentação nem para banho. Não estamos dando conta mais de comprar marmita e água."

Para driblar a seca, parte dos moradores comprou água de um caminhão-pipa que está percorrendo a cidade.

A água amarelada e sem procedência, entretanto, só pode ser usada para a limpeza e descarga nos banheiros.

Presidente do departamento municipal de água, Luiz Guaritá Neto disse que Uberaba está com metade do volume de água necessário para abastecer a população. A cidade decretou estado de emergência em setembro.


Endereço da página:

Links no texto: