Folha de S. Paulo


Sistema Cantareira chega a 3,6% de sua capacidade de armazenamento

Com as temperaturas cada vez mais altas na capital paulista, o sistema Cantareira de represamento de água chegou a 3,6% de sua capacidade neste domingo (19), informa a Sabesp.

O índice dá sequência à queda do nível de armazenamento, que era de 3,8% no sábado (18).

Durante este fim de semana, a companhia de saneamento básico tem informado esses números em sua página no Facebook, e não em sua página oficial, na qual o campo referente ao volume armazenado do Cantareira segue em branco –o das outras represas continuam sendo atualizados.

Atualmente, o sistema –responsável por abastecer 8,8 milhões de pessoas na Grande SP– passa pela maior crise de sua história, que já tem 40 anos.

SEGUNDA COTA

A ANA (Agência Nacional de Águas) autorizou a Sabesp a usar o segundo volume morto do Cantareira para a Grande SP. Essa reserva é a água armazenada abaixo do nível de captação das represas.

O primeiro volume morto, de 182,5 bilhões de litros, começou a ser usado em maio. Como ela está se esgotando rapidamente, a Sabesp pediu autorização para usar uma segunda cota, de 106 bilhões de litros.

A gestão Geraldo Alckmin (PSDB) espera usar esse novo volume para manter o abastecimento até 2015 sem ter de decretar racionamento oficialmente.

A Sabesp diz que o novo volume vai elevar o cálculo do índice do Cantareira para 14,6%, mas que "a segunda cota só será usada se for necessário, já que foi iniciada a temporada de chuvas."

Enquanto isso, a companhia lança mão de diversas frentes (inclusive mensagens via celular) para apelar por um consumo mais consciente. "Sabesp informa: devido às altas temperaturas e aumento de consumo, solicitamos que ECONOMIZEM ÁGUA para mantermos o abastecimento de SP", diz o SMS disparado aos clientes.

Moradores de bairros afetados pela falta de água também recorrem ao improviso para realizarem suas tarefas rotineiras. No bairro Parque dos Príncipes, na zona oeste, a empresária Mirella Maria Hespanhol, 57, diz ter que usar água da piscina para lavar a louça, regar plantas e limpar o quintal.

Eduardo Knapp/Folhapress
O ator Lorenzo Martin resolveu tomar banho na academia
O ator Lorenzo Martin resolveu tomar banho na academia

O ator Lorenzo Martin, 35, ficou sem água no Jardim Paulista, zona oeste, em três dias na semana passada.

"Vim treinar e aproveitar para tomar banho na academia duas vezes, mas, em uma, aqui também estava sem água." Em uma dessas ocasiões, Lorenzo foi tomar banho na casa da mãe, em São Caetano do Sul (a 14 km da capital).

A Sabesp afirma que o forte calor faz aumentar o consumo de água.

Na capital paulista, o domingo deve continuar quente. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a temperatura máxima prevista é de 36°C.

Na segunda, porém, a temperatura deve cair, com pico esperado de 24ºC e céu encoberto e com chuvisco da manhã à noite.

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: