Folha de S. Paulo


Estudo atesta relato de terremoto no século 17 às margens do rio Amazonas

Árvores lançadas ao rio, desmoronamento de terra, matas devastadas e pequenos tsunamis. O terremoto descrito por um padre missionário que percorreu a Amazônia no século 17 foi agora comprovado cientificamente e pode mudar a literatura sismológica do país.

Estudo publicado pelo geólogo Alberto Veloso, um dos criadores do Observatório Sismológico da UnB (Universidade de Brasília), sustenta que o maior terremoto já ocorrido no Brasil aconteceu em 1690, a 45 km de Manaus, às margens do rio Amazonas.

Com base no relato de dois padres jesuítas que atuavam na região, Veloso calculou a magnitude e amplitude do sismo: 7 graus na escala Richter, similar ao que matou 300 mil pessoas no Haiti em 2010.

Essa estimativa coloca o terremoto da Amazônia à frente do sismo ocorrido em 1955 no Mato Grosso, o maior que já tinha sido registrado até hoje no Brasil, com magnitude de 6,2.

Editoria de Arte

No artigo, publicado pela revista da Academia Brasileira de Ciências de setembro, Veloso explica que uniu pesquisa histórica aos conhecimentos atuais na área para calcular o tamanho do sismo.

Em seu diário, o padre tcheco Samuel Fritz, que catequizou índios na Amazônia por 40 anos, descreve a destruição do local um ano após o tremor, e colhe depoimentos de índios que relataram os tremores –e apontaram o missionário como culpado pela fúria da natureza.

Veloso teve acesso às memórias de um segundo catequizador, o padre Felipe Bettendorf, que também descreveu relatos de indígenas no local, dois anos após o fato.

"São escritos confiáveis e muito consideráveis, eles tratavam as coisas com os pés no chão", conta.

O pesquisador mapeou os pontos em que os padres relataram o que viram, mais os locais onde os relatos dos índios que sentiram o tremor foram colhidos. Com isso, traçou o provável epicentro e a magnitude –uma estimativa conservadora, segundo ele.

As descrições dos padres também ajudaram a detalhar os efeitos do terremoto, como abertura de clareiras na mata, árvores tombadas e o esfarelamento de rochas.

O terremoto provocou ondas semelhantes a de tsunamis, aldeias foram inundadas e o curso do rio Urubu, afluente do Amazonas, foi invertido por um período.

Não há relatos de vítimas. Até hoje, só uma pessoa morreu no Brasil por causa de terremoto: em 2007, após abalo de 4,9 graus, em Minas Gerais.

"Hoje seria diferente, pois a região se desenvolveu e há exposição de construções que não foram desenhadas para resistir a abalos fortes", afirma o pesquisador, que esteve no epicentro, mas não encontrou sinais do sismo.

"Cabe agora buscarmos vestígios que o terremoto deixa. Requer um trabalho grande de escavação", diz Veloso.

Para Veloso, a descoberta desmistifica a máxima de que o Brasil não pode ser atingido por grandes abalos sísmicos. "Aconteceu um, pode acontecer outro. O período de retorno, porém, é grande, calculado em 500 anos", diz.


Endereço da página: