Folha de S. Paulo


Sabesp monta plano para evitar nova onda de falta de água em São Paulo

A previsão de aumento de consumo de água devido ao forte calor na região metropolitana de São Paulo fez a Sabesp se preparar para uma nova onda de desabastecimento no fim de semana.

Oficialmente, a companhia apenas pede aos consumidores para reforçar medidas de economia. Técnicos da Sabesp, no entanto, preveem que a capacidade hídrica pode não ser suficiente durante os picos de consumo.

Nesta sexta (17), a companhia encaminhou uma mensagem para o celular de clientes cadastrados com um apelo pelo uso racional da água.

"Sabesp informa: devido às altas temperaturas e aumento de consumo, solicitamos que ECONOMIZEM ÁGUA para mantermos o abastecimento de SP", diz o SMS disparado aos clientes.

As altas temperaturas foram a justificativa dada pela empresa nesta semana para os casos de falta de água registrados em todas as regiões da cidade, como mostrou levantamento feito pela Folha.

Faltou água em ao menos 24 bairros, inclusive durante o dia, entre o fim de semana e a terça-feira (14).

No Alto da Lapa (zona oeste), moradores chegaram a ficar três dias sem água.

Em nota, a Sabesp afirma que utiliza o SMS para "comunicar os clientes sobre manobras técnicas emergenciais e em situações de eventuais desabastecimentos".

CAMPANHA DE RUA

Essa medida, diz a empresa, é adotada desde 2011 para a comunicação direta com a população abastecida.

A empresa também vem distribuindo folhetos desde o primeiro semestre, pelo programa Guardião das Águas. Até agora, afirma a Sabesp, foram distribuídos 30 mil folhetos com dicas de economia em 89 bairros da capital.

Com a crise hídrica e a diminuição da água que pode ser retirada do Cantareira, a empresa perdeu uma margem de sobra que servia para abastecer a população durante picos de consumo.

Sobre os problemas desta semana, a Sabesp disse que a redução da retirada de água a deixa "com possibilidades limitadas de operação, o que fica mais patente em horários de picos, dias muito quentes e quando há problemas técnicos no sistema".

A empresa afirma que a falta de água na zona sul da cidade ocorreu por uma falha no reservatório Campo Belo.

Outro fator que a Sabesp utiliza para justificar casos de desabastecimento é a transferência de bairros originalmente atendidos pelo Cantareira para outros sistemas com mais água estocada.

As manobras ocorrem em toda a Grande São Paulo.


Endereço da página:

Links no texto: