Folha de S. Paulo


Aeronáutica apura contaminação em combustível de avião após problema

A BR Distribuidora teve de suspender a venda de querosene de aviação em um de seus caminhões no aeroporto de Brasília, após suspeita de contaminação com fungos no abastecimento de um avião particular. Não há relatos de problemas em aeronaves da aviação regular.

Amostras do combustível estão sendo analisadas pela ANP (Agência Nacional do Petróleo) e pelo Cenipa (Centro de Prevenção e Investigação de Acidentes Aeronáuticos) após "diversos operadores [empresas]" terem relatado a existência de uma "gosma branca" no filtro do motor.

A expectativa é que o laudo seja divulgado hoje (17/10).

O alerta ao Cenipa foi dado na quarta-feira (15) pela empresa de táxi aéreo Global Aviation. Segundo o presidente da Global, Ricardo Gobbetti, o problema se deu com um jato Embraer Phenom 100, prefixo PR-IEI, que abasteceu em Brasília antes de decolar para São Paulo.

ALARME

Pouco depois da decolagem, um alarme no painel do avião indicou uma diferença de pressão anormal no filtro de combustível. "O pouso foi normal, não teve emergência", disse Gobbetti.

No aeroporto, uma equipe de manutenção constatou que os filtros estavam envolvidos em uma substância "semelhante a uma gosma". A empresa fez a drenagem do combustível e constatou coloração branca, anormal.

Nesta quinta-feira (16), técnicos da Anac e da ANP coletaram 32 amostras em caminhões e em dois postos de abastecimento no terminal 2 do aeroporto. "As amostras serão encaminhadas para análise nos laboratórios da ANP e o caminhão onde foi identificado o problema foi isolado", diz a Anac.

Após os relatos, pelo menos três empresas, incluindo a TAM Executiva e a Global, enviaram alerta aos pilotos recomendando o abastecimento com combustível da concorrente Shell até a conclusão das investigações.

Uma das empresas, de forma preventiva, faz a desinfecção de todos os motores que abasteceram com combustível da BR no aeroporto de Brasília nos últimos 60 dias.

A Aeronáutica ainda não concluiu o levantamento que pode apontar se outros aviões tiveram o mesmo problema.

O órgão irá identificar todas as aeronaves que abasteceram na BR nos dias em que houve relatos de pane.


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