Folha de S. Paulo


Sabesp nega racionamento e diz que 'administra disponibilidade' de água

A presidente da Sabesp, Dilma Pena, chamou de "desconforto" a falta de água noturna na capital durante a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) sobre o tema que acontece nesta quarta-feira (8) Câmara Municipal.

Ela afirmou que o problema atinge apenas de 1% a 2% da população.

"Não existe racionamento, existe administração da disponibilidade de água", disse Dilma. Segundo ela, racionamento seria se houvesse interrupção total da pressão.

Pressionada pelos vereadores, ela tem reafirmado que o sistema Cantareira vive a maior crise de sua história.

A presidente da Sabesp, Dilma Pena, foi intimada antes das eleições a comparecer na Câmara para falar na CPI. Ela deveria ter comparecido à audiência no dia 24 de setembro, mas não compareceu por conta de uma licença médica de 15 dias.

Ela afirma que as obras para mais 106 bilhões de água da última reserva estarão prontas neste mês. O depoimento dela foi encerrado por volta das 14h e será retomado na próxima quarta-feira (15).

Após a declaração da presidente da estatal, a Sabesp enviou uma nota para dizer que há diferença entre falta de água pontual, causada por motivos específicos, e falta d'água generalizada.

"Como já foi esclarecido para a imprensa em várias oportunidades, problemas pontuais podem ocorrer em imóveis sem caixa d'água, o que descumpre a norma nacional, com caixa de tamanho inadequado para a quantidade de pessoas que vivem no local, por vazamentos ou por gatos na rede que abastece a região, por exemplo", diz a nota.

A Sabesp disse ainda que Dilma afirmou à CPI que 98% dos imóveis atendidos pela companhia na Grande SP não estão expostos a esse risco. Os demais estão em pontos muito altos ou distantes do sistema, com caixa d'água inadequada ou inexistente.

"Cabe ressaltar que esse percentual da Sabesp é muito melhor do que o brasileiro e vem evoluindo ano a ano. Casos pontuais não configuram falta d'água generalizada, conforme destacou Dilma Pena. Tanto que, mesmo diante da pior crise hídrica da história, o número de reclamações de falta d'água registradas na Central de Atendimento da Sabesp diminuiu em 2014 em relação a 2013", conclui a nota enviada pela Sabesp.

Sem chuva, o sistema Cantareira registrou nova queda histórica e opera hoje com apenas 5,5% de sua capacidade nesta quarta. O índice é o mais crítico já registrado pela Sabesp.


Endereço da página:

Links no texto: