Folha de S. Paulo


Prefeitura de SP vai construir ciclovias em 12 pontes das marginais

Quase metade das 28 pontes das marginais Tietê e Pinheiros terão ciclovias até o fim de 2015. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (7) pelo prefeito Fernando Haddad (PT).

Ao todo, serão feitas 12 estruturas sobre as pontes. O projeto custará R$ 6 milhões.

A faixa exclusiva da ponte da Casa Verde, na marginal Tietê, será a primeira a ser entregue —ainda neste mês, mas sem data definida.

Ronny Santos/Folhapress
Clique aqui e veja o mapa de ciclovias de SP
Clique aqui e veja o mapa de ciclovias de SP

Quatro estruturas não precisarão de obras viárias, apenas de pintura. São elas: as pontes Júlio de Mesquita Neto, da Vila Maria e Vitorino Goulart da Silva, e o viaduto Milton Tavares de Souza.

Outras oito pontes precisarão de intervenções maiores: Aricanduva, Cruzeiro do Sul, Vila Guilherme, Casa Verde, Bandeiras, Limão, Remédios e Jurubatuba.

As faixas ocuparão, em alguns casos, o canteiro central. Em outros, ficarão nas laterais das pontes.

Há estudos para a construção de ciclovias em outros viadutos sobre os rios Pinheiros e Tietê. De acordo com a prefeitura, as pontes Ary Torres e Tatuapé poderão ter ciclovias em breve.

Segundo Jilmar Tatto, secretário municipal dos Transportes, o principal problema da travessia das pontes pelos ciclistas são as alças de acesso.

"Vamos colocar lombofaixa, reduzir a velocidade [nos acessos], melhorar a sinalização para informar o motorista que ali passa pedestre e ciclista. E, se precisar, colocar um pista alerta para o motorista", disse Tatto.

O secretário afirmou, também, que a velocidade nas pontes com ciclovias serão regulamentadas em 50 km/h.

editoria de arte/folhapress

Endereço da página:

Links no texto: