Folha de S. Paulo


Em plebiscito, moradores de Campinas votam pela criação de 2 novos distritos

Única cidade do Brasil a realizar um plebiscito simultâneo às eleições deste domingo (5), Campinas (a 93 km de SP) decidiu pela criação de dois novos distritos.

As regiões do Campo Grande e do Ouro Verde ganharam o status de distrito e se juntaram aos quatro já existentes no município: Barão Geraldo (onde fica a Unicamp), Sousas, Joaquim Egídio e Nova Aparecida.

A expectativa era que a votação fosse amplamente a favor da criação dos distritos, por só ter havido campanha pelo "sim" –nenhuma chapa contrária foi inscrita, e a favorável reuniu 29 dos 33 vereadores da cidade–, mas votação foi bastante apertada.

Com 100% das urnas apuradas, às 20h15min, o "sim" venceu por 53,84% na região do Campo Grande e por 54,15% no Ouro Verde (onde fica o aeroporto internacional de Viracopos). Elas concentram cerca de 35% da população de Campinas, o 14º maior município do país (com 1,15 milhão de habitantes).

Foi o primeiro plebiscito da história a ocorrer concomitantemente às eleições gerais, e o resultado apertado surpreendeu o vereador Rafa Zimbaldi (PP), autor da proposta, coordenador da frente favorável e candidato a deputado estadual.

"Não imaginava. Esperava que a vitória fosse por uma margem maior", diz Zimbaldi. "O que prejudicou foi a falta de espaço na televisão, para informar melhor a população dos benefícios. Tivemos de fazer a campanha no boca a boca."

Houve apenas campanhas institucionais na televisão, falando sobre a realização do plebiscito e como as pessoas deveriam votar, e a consulta não trouxe gastos extras de recursos públicos porque utilizou a estrutura da eleição, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Com a transformação em distritos, as regiões passarão a ter subprefeituras e subprefeitos, nomeados pelo prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), em vez de administrações regionais –como ocorre em outros bairros.

Antes da eleição, Jonas afirmou que o consenso quase absoluto entre os vereadores "refletia o desejo da população".


Endereço da página: