Folha de S. Paulo


Mais um preso é encontrado morto em Pedrinhas, no Maranhão

Mais um preso foi encontrado morto na noite de quinta-feira (2) no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís, no Maranhão. Já são 19 mortes no conjunto prisional neste ano, 18 delas de presos e uma de um inspetor penitenciário.

Segundo a Sejap (Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária), a Polícia Civil está investigando as circunstâncias do crime. A vítima foi identificada como Douglas Ferreira Coelho, 25. A secretaria não soube informar detalhes do caso.

Maior estabelecimento prisional do Maranhão, Pedrinhas tem sido palco de constantes rebeliões, brigas e assassinatos. Só no ano passado, segundo dados do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), foram 60 mortes no local.

Nesta quinta, a pedido da governadora Roseana Sarney (PMDB), o Ministério da Justiça autorizou a prorrogação por 90 dias da permanência das tropas da Força Nacional de Segurança que atuam nos presídios do Estado.

Nos últimos dias, São Luís registrou uma onda de ataques a ônibus, o que levou empresas do transporte coletivo da capital maranhense a recolher todos os veículos no pátio na tarde da quarta-feira (1º).

A suspeita da Polícia Militar é que a ordem para incendiar os ônibus tenha partido de detentos de Pedrinhas. As ações seriam uma represália ao reforço da segurança dentro da prisão diante das fugas e motins constantes.


Endereço da página: