Folha de S. Paulo


Grafite é apagado para divulgar evento de alunos de medicina da USP

Um enorme painel de grafite no túnel José Roberto Melhem, que faz a ligação entre a avenida Paulista, avenida Rebouças e Dr. Arnaldo, em São Paulo foi apagado para dar espaço à divulgação de um evento promovido por alunos da Faculdade de Medicina da USP.

O grafite apagado havia sido contratado pela Prefeitura de São Paulo e sua realização fazia parte do Festival de Direitos Humanos: Cidadania nas Ruas de São Paulo, ocorrido em dezembro de 2013. Entre os artistas que realizaram a obra estão Binho, Presto, Bonga, Snek, Chivitz, Minhau, Crânio, Eco, Tinho, Bieto, Nick, Feik, Tikka, Nem, Locones, Choras, Romário, Tribo, Raul, Graphis, Mauro, Lipe e Tche.

À Folha, Bonga, um dos artistas, disse que foi surpreendido pela notícia do painel apagado. "A gente entende que a o grafite é algo efêmero, isso faz parte do processo da cidade. Mas ter um painel de rua apagado para promover um evento, é um absurdo".

Moacyr Lopes Junior/Folhapress
Vista do túnel José Roberto Melhem, no centro, antes e depois de grafite ser coberto para divulgar um evento de alunos de medicina da USP
Grafite de um lado do túnel (no alto) e anúncio de evento da medicina no outro lado (abaixo)

Segundo a Coordenadoria da Juventude da Prefeitura, o grafite, que foi apagado na madrugada da última segunda-feira (29), tinha a autorização da Comissão de Proteção a Paisagem Urbana para ser exposto por um ano.

A coordenadoria chama de arbitrária a ação dos divulgadores do evento Show Medicina, dos alunos da Faculdade de Medicina. Ainda de acordo com a pasta, a divulgação do evento sem autorização fere a Lei Cidade Limpa e pode acarretar multa.

Em nota, a coordenadoria afirmou que "tal ação realizada representa a privatização dos muros, e não coopera de forma alguma com a construção de uma cidade democrática".

Segundo grafiteiros, essa não é a primeira vez que trabalhos seus são apagados para a promoção do mesmo evento. O Show Medicina é um tradicional evento realizado por alunos da faculdade. Os organizadores do evento não foram encontrados para comentar a matéria.


Endereço da página: