Folha de S. Paulo


Sobe para 17 o número de cidades atacadas em Santa Catarina

Ao menos 17 cidades foram alvos de ataques criminosos desde que começou na sexta-feira (26) uma onda de violência em Santa Catarina. Os últimos municípios a entrarem no mapa dos atentados foram Balneário Rincão e Camboriú.

Até o momento, um agente prisional foi morto em frente de casa e dois suspeitos de participar dos ataques foram mortos em confronto com a polícia, segundo balanço divulgado pela Polícia Militar.

Por volta das 22h30 de quarta-feira (1), criminosos atearam fogo em um ônibus estacionado em frente a uma casa, no bairro Lagoa do Jacaré, zona norte de Balneário Rincão. O coletivo ficou destruído.

Outro ataque foi registrado por volta das 21h30 na zona sul da cidade. Segundo os bombeiros, vândalos atearam fogo a um carro abandonado.

Editoria de arte/Folhapress

Um ônibus escolar estacionado em frente a uma casa no bairro Maria do Céu também foi alvo de ataque, em Criciúma, por volta das 21h.

Segundo os bombeiros, o fogo foi apagado rapidamente e apenas dois bancos do coletivo ficaram danificados.

Na cidade de Camboriú, bandidos tentaram incendiar dois carros no estacionamento do fórum da cidade, no bairro Areias, por volta das 2h30 desta quinta-feira.

Vigilantes e policiais militares que faziam patrulhamento na região apagaram o fogo com extintores.

O fogo danificou toda a parte da frente do Corsa de um vigilante do prédio e causou alguns danos em um Logan do fórum. O carro do vigilante não tinha seguro.

A Polícia Militar fez buscas na região e prendeu um suspeito em um carro com um galão de combustível.

No mesmo horário, outro grupo atirou contra uma guarita do Centro Administrativo do Governo do Estado, no bairro Saco Grande, em Florianópolis. Não houve feridos.

A PM fez buscas na região, mas nenhum suspeito foi preso.

Outras ações criminosas foram registradas nas cidades de São José, Palhoça, Tijucas, Gaspar, Navegantes, Itapema, Chapecó, Joinville, Balneário Camboriú, Governador Celso Ramos, Campos Novos, Ituporanga, Biguaçu e Guaramirim.

Os alvos foram o transporte coletivo, prédios, casas e carros de policiais, além de órgãos públicos.

AUTORES DE ATAQUES

A Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina identificou, "dentro e fora" do sistema prisional, responsáveis pela onda de ataques que atinge cidades catarinenses desde sexta-feira (26).

A pasta vai pedir a transferência deles para penitenciárias federais, como fez com suspeitos dos atentados de 2013.

O secretário César Grubba não disse quantos suspeitos foram identificados. Ele afirma que não vê necessidade de pedir reforço à Força Nacional, como ocorreu no ano passado, porque a polícia "esta trabalhando bem".


Endereço da página: