Folha de S. Paulo


Aurora Vieira Ribeiro (1923-2014) - Conselheira, fez de sua casa o 'CVV'

Ótima conselheira, Aurora Vieira Ribeiro estava sempre pronta a acolher qualquer pessoa, tanto que sua casa passou a ser chamada pelos amigos e familiares de "CVV", em referência à ONG Centro de Valorização da Vida.

Enquanto trabalhou e também durante a aposentadoria, dedicou-se ao próximo.

Fez carreira como educadora infantil, dando aulas em diversos colégios particulares paulistanos, como o Sion.

Com Helena Antipoff, pioneira na introdução da educação especial no Brasil, especializou-se no ensino para deficientes intelectuais.

Depois de dirigir o Centro Pedagógico Pamplona, fundou, ao lado da amiga Dalila Guizard, o Centro Educacional Boa Esperança, em Taubaté, no interior paulista, hoje sob os cuidados da Apae.

No começo da década de 1950, ingressou na Prefeitura de São Paulo. Trabalhou por cerca de 30 anos na supervisão dos parques infantis da cidade, aposentando-se como diretora de um na Vila Formosa, na zona leste.

O amigo frei Betto então a integrou à Renovação Cristã do Brasil, antiga Ação Católica. Aurora passou a usar seu tempo para ajudar em bazares beneficentes e em ações na periferia paulistana.

Morreu na terça-feira (23), aos 91 anos, vítima de pneumonia. Deixa o filho, Marco Antonio, dois "sobrinhos-filhos", Altair e Araguay, além de dezenas de filhos, netos e bisnetos de coração.

coluna.obituario@uol.com.br


Endereço da página:

Links no texto: