Folha de S. Paulo


Após horas de protesto, moradores ateiam fogo em caçambas em Itu (SP)

Mais de quatro horas após o início de um protesto de moradores contra a falta de água em Itu (a 101 km de São Paulo), manifestantes atearam fogo em caçambas nas ruas do centro histórico da cidade.

Com isso, a polícia deteve sete pessoas sob suspeita de participarem do incendiar das caçambas, sendo que quatro delas são menores de idade. Todos eles foram encaminhados à delegacia.

O protesto começou por volta das 16h em frente à prefeitura. Uma comissão foi recebida na sede da administração municipal pelo porta-voz do comitê montado para monitorar a crise hídrica na cidade, Marco Antônio Augusto.

Por volta de 19h15, parte dos manifestantes se reuniu diante do condomínio onde mora o prefeito da cidade, Antônio Tuíze (PSD), que estava na capital paulista.

Eles chegaram a forçar o portão de entrada, gritando: "Queremos água!" A polícia acompanhou todo o protesto.

Em seguida, cerca de 200 manifestantes rumaram para o centro histórico da cidade. Eles atearam fogo em quatro caçambas de lixo, e a Força Tática da PM foi acionada. Alguns jogaram pedras nos policiais, que não reagiram.

A polícia abordou os sete suspeitos, enquanto os demais manifestantes saíram correndo pelas ruas do centro e viraram outras quatro caçambas de lixo. Parte dos integrantes se juntou para desvirá-las.

Alguns manifestantes foram abordados pela Guarda Municipal. A reportagem viu quando um guarda bateu com o cassetete em um adolescente de 16 anos em um beco do centro. Ele não teve ferimentos graves, mas ficou com hematomas na barriga e nos braços.

Pouco antes das 21h, os manifestantes se dispersaram.

OUTROS PROTESTOS

Na semana passada, dois protestos terminaram em confronto. Na segunda-feira (22), cerca de 2.000 manifestantes protestaram em frente à Câmara Municipal e jogaram ovos, tomates e pedras contra o prédio. A Força Tática da PM interveio com bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha.

Na quinta (25), aproximadamente cem pessoas protestaram em frente ao comitê de campanha do ex-prefeito Herculano Passos (PSD), que comandou a administração municipal entre 2005 e 2012 e agora é candidato a deputado federal.

Ativistas acusam Herculano de ser um dos responsáveis pela crise de água no município. O político foi responsável pela concessão do serviço de água e esgoto da cidade para a Águas de Itu, que recentemente foi adquirida pela Águas do Brasil –o processo de transição, no entanto, ainda não foi finalizado.

O atual prefeito de Itu e o presidente da Câmara, Dr. Bastos (PSD), são do mesmo grupo político do ex-prefeito e foram secretários em sua administração.


Endereço da página:

Links no texto: