Folha de S. Paulo


Chuva fraca mantém estável nível do sistema Cantareira

A chuva que atingiu São Paulo na tarde e noite de sexta-feira (26) fez com que o nível do sistema Cantareira permanecesse estável de sexta para sábado (27). Nos últimos dias, o reservatório vinha apresentando quedas diárias nos índices.

De acordo com dados da Sabesp, o reservatório opera com 7,2% de sua capacidade, índice histórico registrado. Na manhã e início da tarde deste sábado, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) chovia na região de forma moderada.

Segundo o professor de meteorologia da USP, Augusto José Pereira Filho, para "começar a fazer cócegas" nos estoques das represas, a chuva precisaria ser mais intensa e durar um mês inteiro.

Segundo a Sabesp, choveu 22,7 mm enquanto a média histórica para o mês de setembro é 91,9 mm. Até agora, a pluviometria acumulada no mês é de 40,2 mm, ainda com informações da estatal.

Cada mm de chuva equivale a um litro de água por m². Para se ter uma ideia, em um temporal forte chove 60 mm em uma hora.

Já no sistema Alto Tietê as chuvas surtiram mais efeito. O sistema opera com 12,3% de sua capacidade neste sábado enquanto na sexta era de 11,9%. Lá, a pluviometria registrada com a chuva de sexta foi de 64,2 mm.


Endereço da página:

Links no texto: