Folha de S. Paulo


Novo protesto contra a falta de água em Itu acaba em confronto; um se fere

Cerca de cem manifestantes que protestaram de novo na noite desta quinta-feira (26) contra a falta de água em Itu (a 101 km de SP) voltaram a enfrentar a polícia durante o ato. Ao menos um ativista se feriu e ninguém foi detido.

Segundo os manifestantes, a PM dispersou o grupo com uso de bombas. Um adolescente de 16 anos levou um tiro de bala de borracha na mão.

Na última segunda-feira (22), protesto pelo mesmo motivo acabou em quebra-quebra na cidade.

Na quarta (25), os manifestantes se reuniram em frente ao comitê de campanha do ex-prefeito de Itu e candidato a deputado federal, Herculano Passos (PSD).

O grupo afirma que Passos, que governou Itu por dois mandatos (2008-2012), é um dos responsáveis pela atual crise de abastecimento da cidade, que já dura quase oito meses. O atual prefeito, Antonio Tuíze (PSD), é aliado de Passos.

No protesto do início desta semana, o presidente da Câmara, Doutor Bastos (PSD) –outro aliado de Passos–, foi atingido no rosto por um ovo atirado por manifestantes.

Nesta quinta, segundo eles, a manifestação estava pacífica e não havia violência. Foi quando a polícia cercou as ruas no entorno do comitê e jogou as bombas, disse o consultor Adauto José Rizzi, 44.

A Folha tentou contato com a Polícia Militar de Itu, mas o porta-voz da corporação não foi encontrado até o final da manhã desta sexta.


Endereço da página:

Links no texto: