Folha de S. Paulo


Obra deve aumentar em 10,7 pontos percentuais reserva do Cantareira

A Sabesp anunciou nesta segunda-feira (22) que uma obra deve aumentar em 10,7 pontos percentuais a capacidade de reserva do sistema Cantareira. No entanto, a captação da água da segunda etapa do "volume morto" deve ser liberada por órgãos reguladores como a ANA (Agência Nacional de Águas) e o Daee [órgão regulador paulista].

O sistema cantareira é o principal fornecedor de água para a Grande São Paulo e passa por uma crise sem precedentes desde o início do ano.

Com a nova obra, o sistema poderá aumentar em 106 bilhões de litros de água, segundo a empresa. Nesta segunda-feira, o sistema Cantareira registrou 8% de sua capacidade, o menor de sua história. Caso a segunda etapa do "volume morto" fosse implantada nesta segunda, o índice seria elevado a 18,7%. Há um ano, esse índice era de 42,3%.

A Sabesp alega que a reserva será usada apenas se houver necessidade.

Davi Ribeiro/ Folhapress
Área antes alagada do sistema Cantareira, em Joanópolis (SP)
Área antes alagada do sistema Cantareira, em Joanópolis (SP)

DISSOLUÇÃO DE COMITÊ

Na última sexta (19), a ANA anunciou sua retirada do comitê que assessora a gestão do sistema Cantareira. Ligada ao governo federal, a agência propôs a dissolução do grupo, criado em fevereiro por representantes seus, do governo paulista, da Sabesp e dos comitês das bacias que alimentam o sistema. A agência justificou que a saída se deu pois o governo do Estado negou acordo para que a Sabesp reduzisse o volume de água que retira do Cantareira. Para a ANA, essa medida ajudaria a manter o sistema.

PREVISÃO DO TEMPO

Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), da prefeitura de São Paulo, a região metropolitana deve ter chuvas mais intensas apenas depois das eleições de outubro.

Mesmo com a chegada da primavera, nesta segunda-feira, nenhuma mudança drástica do tempo deve ocorrer. No início da estação, ainda será comum o registro de períodos de tempo seco e baixos índices de umidade relativa do ar.


Endereço da página:

Links no texto: