Folha de S. Paulo


Inverno termina nesta 2ª e primavera só terá chuva intensa após as eleições

A região metropolitana de São Paulo deve ter chuvas mais intensas depois das eleições em outubro. A previsão é do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), da prefeitura.

A nova estação começa exatamente às 23h29, mas não deve mudar drasticamente o tempo num primeiro momento. No início da estação, ainda será comum o registro de períodos de tempo seco e baixos índices de umidade relativa do ar.

Além disso, os dias vão se tornando cada vez mais longos, conforme a quantidade de energia solar que chega ao hemisfério Sul aumenta.

As chuvas podem acontecer com grande volume a partir da segunda quinzena de outubro em decorrência de frentes frias de forte atividade, conectadas com a umidade vinda da Amazônia.

As massas de ar polar, que podem seguir as frentes frias deverão deixar algumas madrugadas frias apesar do sol aparecer à tarde, o que provocará grande amplitude térmica. O regime de chuvas deve ficar dentro da média, informou o centro.

São Paulo tem tido escassez de chuva desde o início do ano, o que coloca seus reservatórios em situação crítica.

O índice do Cantareira chegou aos 8 % da capacidade nesta segunda. O "volume morto" (ou reserva técnica) já está sendo utilizado desde maio.

Nesta segunda-feira, última madrugada do inverno, a temperatura registrada pela estação meteorológica do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) no mirante de Santana, na zona norte, foi de 12,7º C. A marca foi verificada por volta das 9h.

A tarde a temperatura não oscila muito com períodos de sol intercalados com constante variação de nuvens. De acordo com o CGE, o tempo segue seco e estável nas próximas horas. A temperatura se eleva lentamente, entretanto os ventos permanecem causando sensação térmica mais baixa.

PRÓXIMOS MESES

O CGE aponta para a formação do El Niño, que deve atuar de forma moderada pela região nos próximos meses. O fenômeno, que aquece as águas superficiais do pacífico equatorial, deverá deixar as temperaturas mais elevadas do que o normal.


Endereço da página:

Links no texto: