Folha de S. Paulo


Sol volta a aparecer e deve elevar as temperaturas amanhã em São Paulo

Após fim de semana de tempo nublado e chuvas fracas, a região metropolitana de São Paulo deve voltar a ter sol e temperaturas em elevação a partir desta segunda-feira (22). Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), da prefeitura, não há previsão de chuvas.

Apesar do sol, as pessoas ainda sentirão os efeitos da massa de ar mais frio, que deverá provocar declínio das temperaturas nas madrugadas. No decorrer do dia, porém, os termômetros poderão atingir até 25ºC e a umidade do ar ficará em declínio, podendo atingir menos de 30%, níveis considerados críticos, durante a tarde.

Apesar do início da primavera acontecer às 23h29 desta segunda, o tempo não deverá mudar nos próximos dias. Ainda será comum o registro de períodos de tempo seco e baixos índices de umidade relativa do ar no decorrer da semana. As chuvas mais intensas deverão ocorrer a partir da segunda quinzena de outubro, segundo previsão do CGE.

O CGE aponta para a formação do El Niño, que deve atuar de forma moderada pela região nos próximos meses. O fenômeno, que aquece as águas superficiais do pacífico equatorial, deverá deixar as temperaturas mais elevadas do que o normal.

São Paulo tem tido escassez de chuva desde o início do ano, o que coloca seus reservatório em situação crítica. O índice do Cantareira chegou aos 8,08% da capacidade nesta sexta -o menor patamar da história. O "volume morto" (ou reserva técnica) já está sendo utilizado desde maio.


Endereço da página:

Links no texto: