Folha de S. Paulo


Tempo deve continuar nublado e chuvoso neste domingo em São Paulo

A região metropolitana de São Paulo deve continuar com o tempo nublado e chuvoso neste domingo (21), segundo previsão do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), da prefeitura.

A frente fria que estava na região já se afasta, mas uma massa de ar frio deve diminuir as temperaturas, principalmente, na madrugada. Com isso, os termômetros deverão marcar entre 15ºC e 24ºC. Já as chuvas devem continuar fracas no início do dia, mas devem durante a tarde.

O sol deve voltar a aparecer na segunda-feira (22), elevando as temperaturas gradativamente nos dias seguintes. A previsão não aponta novas chuvas na região metropolitana.

PRIMAVERA

A primavera começa exatamente às 23h29 de segunda, mas não deve mudar drasticamente o tempo num primeiro momento. No início da estação, ainda será comum o registro de períodos de tempo seco e baixos índices de umidade relativa do ar.

As chuvas mais intensas deverão ocorrer a partir da segunda quinzena de outubro, segundo previsão do CGE. Apesar disso, a estação deverá registrar chuvas dentro da média.

O CGE aponta para a formação do El Niño, que deve atuar de forma moderada pela região nos próximos meses. O fenômeno, que aquece as águas superficiais do pacífico equatorial, deverá deixar as temperaturas mais elevadas do que o normal.

São Paulo tem tido escassez de chuva desde o início do ano, o que coloca seus reservatório em situação crítica. O índice do Cantareira chegou aos 8,08% da capacidade nesta sexta –o menor patamar da história. O "volume morto" (ou reserva técnica) já está sendo utilizado desde maio.


Endereço da página:

Links no texto: