Folha de S. Paulo


Agência diz que SP dificultará disponibilização de água do Cantareira

A ANA (Agência Nacional das Águas) divulgou nota nesta quinta-feira (18) dizendo que o governo de São Paulo ainda não convocou reunião para reduzir a vazão da água do sistema Cantareira e que isso "dificultará" a disponibilização de água.

A agência diz que o governo paulista havia acordado reduzir vazões do sistema Cantareira em reunião realizada em 21 de agosto, mas não convocou nova reunião do GTAG (Grupo Técnico de Assessoramento para Gestão do Sistema Cantareira) para concluir análise desse acordo.

Esse acordo, porém, havia sido negado pelo governo de São Paulo quando foi divulgado pela ANA. De acordo com o órgão federal, foram acordadas duas reduções da vazão do túnel 5 do sistema Cantareira: a partir de 30 de setembro, de 19,7 m³ por segundo para 18,1 m³ por segundo; e a partir de 31 de outubro, para 17,1 m³ por segundo.

Procurada nesta quinta, a Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos de São Paulo reiterou que "não houve acordo ou decisão sobre o tema".

Adotando um tom duro em seu comunicado, a ANA afirma que "ainda persistem, em setembro, baixas afluências ao sistema Cantareira, mantendo o quadro de criticidade dos volumes armazenados nesses reservatórios" e que a indefinição para a redução da vazão, juntamente com a demora na entrega do plano de operação do Cantareira até abril de 2015, "dificultará o necessário ajuste entre as disponibilidades e demandas por água".

Luis Moura - 15.set.14/Folhapress
Represa em Vargem (SP) fica em nível crítico por conta da falta de chuva
Represa em Vargem (SP) fica em nível crítico por conta da falta de chuva

Endereço da página: