Folha de S. Paulo


Haddad vai trabalhar de bicicleta no Dia Mundial Sem Carro

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), decidiu ir de bicicleta ao trabalho na próxima segunda-feira (22), data em que é comemorado o Dia Mundial Sem Carro.

A ação faz parte da Semana da Mobilidade promovida pela prefeitura, com programação focada na bicicleta –que se tornou a principal bandeira de Haddad neste ano.

O plano de implantar 400 km de ciclovias até o fim de 2015 vem gerando críticas de moradores, comerciantes e vereadores, que cobram mais diálogo, qualidade e planejamento na ação.

Gero-4.ago.14/Fotoarena/Folhapress
O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), pedala na inauguração de ciclovia no Tatuapé
O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), pedala na inauguração de uma ciclovia no Tatuapé

O secretário de Transportes, Jilmar Tatto, também promete ir trabalhar pedalando na segunda.

A gestão estima que eles irão levar meia hora de casa à sede da prefeitura, no centro, onde vão participar de um encontro com ciclistas. Haddad mora no Paraíso e Tatto na Vila Mariana, bairros da zona sul.

A distância a ser pedalada é de cerca de 5 km, nos quais 4 km podem ser percorridos em ciclovias –principalmente a do eixo da rua Vergueiro/av. Liberdade.

Prefeito e secretário, que costumam pedalar nas inaugurações de ciclovias, vinham sendo cobrados por ciclistas presentes nesses eventos sobre quando usariam a bicicleta no cotidiano –não se sabe se a nova modalidade será adotada de vez.

No ano passado, Haddad foi trabalhar de ônibus para promover as faixas exclusivas que vinham sendo implantadas. Disse que não manteve o hábito por segurança, após receber ameaças motivadas pelo escândalo do ISS.

O Dia Mundial Sem Carro foi criado na França em 1998 e se espalhou pela Europa. Em São Paulo, é realizado desde 2003, mas só entrou no calendário oficial em 2009.

SEMANA

A Semana da Mobilidade começou nesta quarta (17) e terá uma série de eventos até o dia 25.

Nesta quinta (18) será realizada a 9ª edição do Desafio Intermodal. Onze pessoas vão partir da região da Berrini (zona sul) até a prefeitura (centro), no pico da tarde, usando meios de transporte diferentes –a pé, de carro, bicicleta, ônibus, metrô, skate etc.

O objetivo é comparar os desempenhos para debater qual meio de transporte é mais eficiente nas cidades.

No ano passado o vencedor foi o motociclista, que fez o trajeto de 10 km em 19 minutos, seguido da bicicleta (23 minutos). O automóvel levou 67 minutos, seis a mais do que a pessoa que foi correndo.

Outra novidade da Semana da Mobilidade será o lançamento de um site oficial sobre as ciclovias, feito pela prefeitura, durante reunião do Conselho Municipal de Transporte e Trânsito do dia 23.


Endereço da página:

Links no texto: