Folha de S. Paulo


Presidente da Sabesp é intimada a depor em CPI sobre falta de água

A presidente da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), Dilma Pena, foi intimada a prestar esclarecimentos aos vereadores de São Paulo em uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que apura a falta de água em São Paulo.

A intimação foi decidida pelos vereadores depois que Dilma Pena não compareceu à audiência da CPI nesta quarta-feira (17), ao qual havia sido convidada.

Com a intimação, a presidente da Sabesp deve comparecer à próxima reunião da CPI, que será na próxima quarta-feira, às 10h.

Moacyr Lopes Junior/Folhapress
A presidente da Sabesp, Dilma Pena, ao lado do governador Geraldo Alkcmin (PSDB)
A presidente da Sabesp, Dilma Pena, ao lado do governador Geraldo Alkcmin (PSDB)

Procurada, a Sabesp informou que Dilma Pena não compareceu à audiência de hoje por razões pessoais e que já havia se colocado à disposição da CPI para uma reunião no dia 22 de outubro.

A CPI da Sabesp foi instaurada no dia 6 de agosto por iniciativa da base do prefeito Fernando Haddad (PT) e visa investigar se a companhia estadual de saneamento está cumprindo contrato firmado com a prefeitura.

São Paulo vive sua maior crise de abastecimento hídrico. Os reservatórios de São Paulo registram índices considerados críticos para o abastecimento desde o início do ano.

O problema motivou inclusive as obras e o início do uso do chamado "volume morto" do sistema Cantareira, que nesta quarta-feira registra 8,7% de sua capacidade. Há um ano, o manancial que é responsável pelo abastecimento de quase metade da região metropolitana de São Paulo estava com 43% de sua capacidade (sem a utilização do "volume morto").


Endereço da página: