Folha de S. Paulo


Conselho terá de dar aval para construção de ciclovia na av. Paulista

A ciclovia no canteiro central da avenida Paulista terá que ser aprovada pelo Condephaat (conselho estadual de defesa do patrimônio).

Um representante do órgão participou de uma apresentação feita nesta quarta (10) ao Conpresp (conselho municipal) e solicitou que o projeto também seja protocolado no conselho estadual.

Segundo o Condephaat, como a ciclovia passará por área de 300 metros ao redor do Masp, prédio tombado pelo Estado, será preciso avaliar se ela causará interferência na "visibilidade, destaque e ambiência" do museu.

Não há prazo definido para a aprovação, mas o conselho diz que prioriza projetos de interesse público em suas reuniões, a cada 15 dias.

Na esfera municipal a ciclovia recebeu sinal verde. A presidente do Conpresp, Nadia Somekh, avaliou que o projeto não interfere nos bens tombados da Paulista e, por isso, não precisa passar por aprovação do conselho.

A ciclovia vai reduzir a largura das faixas da via –de 3 para 2,80 m. Na av. 23 de Maio, que também teve faixas refeitas devido à faixa de ônibus, elas têm de 2,70 a 3,50 m, dependendo do trecho.

A CET diz que as medidas da ciclovia são aproximadas, pois as larguras das faixas e do canteiro variam ao longo da Paulista.


Endereço da página:

Links no texto: