Folha de S. Paulo


Juíza que soltou Cadu defende decisão e afirma que tomou precauções

Divulgação
Cadu, assassino confesso do cartunista Glauco, é preso por suspeita de latrocínio pela polícia de GO
Cadu, assassino confesso do cartunista Glauco, é preso por suspeita de latrocínio pela polícia de GO

A juíza Telma Aparecida Alves defendeu nesta terça-feira (2) sua decisão de autorizar que o assassino do cartunista Glauco Vilas Boas saísse da clínica psiquiátrica para se tratar em liberdade.

A decisão, de agosto de 2013, foi contestada por advogados e pela família do cartunista um dia depois de Carlos Eduardo Sundfeld Nunes, 28, o Cadu, que é réu confesso, ser preso novamente, acusado de matar um jovem durante assalto em Goiânia.

"Eu tomei todas as precauções que estavam ao meu alcance. Todas", disse a juíza, em entrevista coletiva.

Em 2011, a Justiça considerou Cadu inimputável por ser esquizofrênico, distúrbio que pode causar delírios e desorientação do pensamento.

Cadu foi para uma clínica de Goiânia, em 2012, para ficar próximo do pai.

Em 2013, a juíza autorizou que ele deixasse o local, com base em parecer de uma junta médica que reuniu representante da Justiça, do Ministério Público e do governo.

Segundo ela, o último relatório sobre o atendimento médico dele, de julho de 2014, mostrava que a esquizofrenia estava estabilizada.

"Ele vai mensalmente ao psicólogo e ao psiquiatra", disse. Segundo ela, Cadu cursava faculdade de psicologia e trabalhou numa empresa de call center. "No momento de fazer a assinatura da carteira de trabalho, descobriram [os antecedentes] e mandaram ele embora."

A juíza também disse que é "comum na área criminal as pessoas usarem outros inimputáveis para prática de crime". "Ele não fez isso sozinho [os assaltos], ele estava com outra pessoa", disse a magistrada. Além disso, a juíza disse que Cadu não "não tem arma, nunca teve".

O delegado Thiago Damasceno Ribeiro, que prendeu Cadu nesta segunda (1º), disse que, em sua avaliação, ele não deve ficar solto:

"Ele parece ser mais dissimulado do que propriamente um deficiente mental. Não sou médico, mas é visível que Cadu não tem condições de viver em sociedade."

A promotora da Vara de Execuções Penais do Ministério Público Elizena Aparecida Xavier afirmou que Cadu estava bem e medicado.

"Estava tudo formalmente dentro do normal. Não esperava pelo acontecido", diz.

Na quinta-feira passada (28), Marcos Vinícius Lemes da Abadia, 45, foi baleado durante o roubo de seu carro, um Honda Civic.

No domingo (31), o estudante Matheus Pinheiro de Morais, 21, foi morto ao ter o seu Honda Fit roubado.

Cadu foi preso segunda-feira com o carro levado no primeiro assalto.

Depois de ouvir duas testemunhas e analisar um vídeo, a polícia apontou Cadu como o principal suspeito.

À polícia Cadu negou ter atirado nas duas vítimas, mas reconheceu que o veículo conduzido por ele no momento da prisão era roubado.

Cadu deve ser levado à Casa de Prisão Provisória de Goiânia nesta quarta (3). Na delegacia, onde está preso, ele recebeu a visita do pai.

CASO GLAUCO

O contato de Cadu com a família de Glauco ocorreu pela igreja Céu de Maria, fundada pelo cartunista e que segue rituais do Santo Daime.

Na época, a investigação apontou que ele estava em surto psicótico, agravado pelo consumo de drogas.

COLABORARAM CARLA GUIMARÃES E PIETRO BOTTURA, EM GOIÂNIA


Endereço da página: