Folha de S. Paulo


Deodato Taumaturgo Borges (1934-2014) - Criou o super-herói Flama

Deodato Borges cuidava da programação, escrevia comerciais e até se arriscava na interpretação das novelas transmitidas pelas rádios dos Diários Associados na Paraíba e em Pernambuco.

De olho na audiência, levou ao ar, no final da década de 1950, a história de um super-herói que criou ainda na adolescência. Surgia assim "As Aventuras do Flama".

O sucesso era tamanho que, além do "Clube do Agente Secreto do Flama", Deodato criou a revista em quadrinhos do personagem, a primeira do gênero no Nordeste.

Pelos jornais por onde passou, introduziu tirinhas famosas e de desenhistas locais, que muito incentivava.

Mike, quadrinista e um dos filhos, recorda-se de quando o pai chegava em casa "com uma pilha de gibis da altura de um palmo para cada um dos filhos". "Nos jogávamos na cama para ler, inclusive ele. Depois, a gente trocava."

Mesmo cansado ao chegar do trabalho, Deodato sempre atendia aos pequenos quando queriam um desenho de super-herói para colorir. Geralmente, escolhia um que ficou famoso em sua infância —seu preferido era The Spirit.

Sensato e reservado, não era de falar a toda hora, apesar de gostar de contar as histórias protagonizadas por Assis Chateaubriand quando visitava rádios e jornais de seu conglomerado, principalmente quando não sabia que rumo dar a uma conversa.

Tratava-se de um tumor no rim e também tinha problemas circulatórios. Morreu na segunda-feira (25), aos 80.

Deixa cinco filhos, seis netos, quatro bisnetos e a mulher do segundo casamento.

coluna.obituario@uol.com.br


Endereço da página:

Links no texto: