Folha de S. Paulo


Em uma semana nível do Cantareira cai 0,9 ponto percentual

O nível do sistema Cantareira caiu 0,9 ponto percentual em uma semana. É o que mostra o relatório diário divulgado pela Sabesp nesta sexta-feira.

O nível do maior manancial de abastecimento de São Paulo está em 12,3%, o menor desde que o governo do Estado começou a utilizar a água dos fundos das represas que abastecem o sistema.

Há uma semana, o Cantareira operava com 13,2% de sua plena capacidade. O manancial abastece quase 9 milhões de pessoas na Grande São Paulo.

arte Folhapress/arte Folhapress
Está sem água? Envie seu relato e foto
Está sem água? Envie seu relato e foto

Para conter a crise, a Sabesp realiza manobras técnicas que reduzem a pressão em alguns bairros da cidade de São Paulo. Durante o período da madrugada bairros inteiros ficam sem água.

Nesta quinta-feira (21), o governador Geraldo Alckmin (PSDB) disse que os reservatórios de Atibainha e Jaguari-Jacareí, que integram o sistema Cantareira, têm água para mais quatro meses caso não chova.

Na semana passada, a companhia começou a usar o "volume morto" da represa Atibainha do sistema Cantareira.

A Sabesp também anunciou ter conseguido autorização dos órgãos reguladores para fazer obras que permitirão a utilização de mais 100 bilhões de litros, pelo menos, do "volume morto" do sistema Cantareira. A data em que essa segunda cota começará a ser utilizada e o custo dessas obras não foram informados.

Moacyr Lopes Junior - 1º.ago.14/Folhapress
As marcas da seca nas margens da represa do sistema Cantareira; nível chegou a 12,3%
As marcas da seca nas margens da represa do sistema Cantareira; nível chegou a 12,3%

CHUVA

Desde o começo do mês, segundo a Sabesp, choveu o equivalente a 19,2mm nas represas do sistema Cantareira. O volume representa mais da metade do volume de chuva esperado para o mês.

De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência) da Prefeitura de São Paulo, uma grande massa de ar seco continua predominando sobre a maior parte do Brasil, o que deve manter o tempo seco nos próximos dias.

Dessa forma devem persistir os problemas com a qualidade do ar e com os baixos índices de umidade na Grande São Paulo.

No sábado, segundo a previsão do CGE, o dia será ensolarado, apenas com formação de névoa nas primeiras horas do dia. As temperaturas devem variar entre mínimas de 14ºC e máximas que podem chegar aos 30ºC. Não há previsão de chuva para o final de semana.


Endereço da página:

Links no texto: