Folha de S. Paulo


Suzane pede à Justiça paulista para adiar sua ida ao regime semiaberto

Suzane von Richthofen, 30, pediu à Justiça nesta segunda-feira (18) o adiamento da progressão de sua pena para o regime semiaberto. Condenada a cumprir 38 anos e seis meses de prisão, ela está presa há quase 12 anos pela morte dos pais.

Já o pedido de adiamento da medida foi feito pela própria Suzane, por meio de um documento chamado de termo de declaração, assinado pela própria detenta. Com a mudança para o semiaberto, ela poderá trabalhar durante o dia e dormir na cela à noite.

Segundo a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária, a jovem alega que não quer ir agora para o semiaberto porque teria de ser transferida de unidade. A mudança de regime prevê que ela vá da penitenciária 1 de Tremembé (a 147 km de SP), que não tem ala de semiaberto, para uma prisão em outra cidade.

Suzane, porém, diz que prefere ficar na penitenciária 1 até que a ala de semiaberto, em construção no local, seja concluída –a previsão é que isso ocorra em fevereiro de 2015. Ela alega, ainda, que precisa do dinheiro e do abatimento da pena obtidos com seu trabalho na penitenciária 1.

Segundo Christiano Jorge Santos, professor de direito penal, a lei não prevê esse tipo de pedido. "Não é o preso quem escolhe o regime de sua pena." O advogado de Suzane não foi localizado. A juíza Sueli Armani analisa o pedido dela.

Tuca Vieira - 29.jun.2005/Folhapress
Justiça autoriza Suzane a cumprir restante da pena em regime mais leve
Justiça autoriza Suzane a cumprir restante da pena em regime mais leve

PROGRESSÃO

Com o semiaberto, Suzane ganha o direito de passar temporadas fora da prisão, as chamadas saídas temporárias, como no Dia dos Pais, no Dia das Mães e nos finais de ano, assim como todos os presos nesse tipo de regime.

Nesse regime o preso pode ainda sair de dia para trabalhar, desde que esteja formalmente empregado e tenha autorização da Justiça.

Na decisão da semana passada, que autorizou a progressão da pena, a juíza afirmou que Suzane "encontra-se presa há aproximadamente 12 anos, não apresenta anotação de infração disciplinar ou qualquer outro fator desabonador em seu histórico prisional".

A defesa de Suzane tentava sua transferência para o semiaberto desde 2009.


Endereço da página:

Links no texto: