Folha de S. Paulo


'Ele não freou', afirma personal trainer atropelado no campus da USP

"Foi muito rápido. Quando vi, o carro já estava em cima da gente e atropelou todo mundo", conta o personal trainer André Lyra Parmagnani, 31.

Por volta das 9h de sábado, ele e outras duas alunas terminavam um dos treinos que os levariam, em outubro, para uma maratona em Buenos Aires.

Mas um carro, em alta velocidade, interrompeu a corrida. Segundo Parmagnani, o motorista perdeu o controle do veículo e atingiu o grupo que corria na contramão.

"Primeiro ele bateu em um senhor [Álvaro Teno] que corria na minha frente. Depois bateu em mim, na Ane e na Eloisa", diz, referindo-se às alunas Anelive Torres, 35, e Eloisa Pires do Prado, 43 –esta última chegou a ser arremessada na avenida devido ao impacto.

Reprodução/Facebook
O personal trainer André Parmagnani, ferido no acidente; ele corre na USP há dez anos
O personal trainer André Parmagnani, ferido no acidente; ele corre na USP há dez anos

Ele diz que não viu quando outras pessoas foram atingidas. Segundo a polícia, o carro feriu mais uma mulher que corria no local.

"Ele só parou de atropelar as pessoas porque bateu em uma árvore, porque ele não brecou. Eu não ouvi o barulho de freada, nada. Só vi o carro passando e batendo em todo mundo."

Em seguida, conta, o motorista tentou fugir, mas foi impedido por frequentadores do campus.

"O carro me ralou inteirinho. Meu lado esquerdo do corpo está todo machucado, com escoriações. Não consigo colocar a perna esquerda no chão", diz ele, que espera para fazer novos exames.

De acordo com Parmagnani, uma de suas alunas teve vários cortes e uma lesão no joelho, mas recebeu alta na noite de sábado. Outra ainda está internada: é Eloisa, que teve os dois joelhos quebrados e passa por cirurgias. "Ela teve rompimento de todos os ligamentos da perna direita. A situação é grave, mas está fora de risco", conta.

Segundo o treinador, que dá aulas de corrida há dez anos, o local onde ocorreu o acidente é ponto de encontro de várias assessorias esportivas. "Sempre existiram acidentes de ciclistas com corredores, porque de vez em quando um esbarra no outro. Mas alguém perder o controle do carro e ir para cima de todo mundo eu nunca tinha visto."

Giba Bergamim Jr./ Folhapress
Motorista atropela cinco corredores dentro da USP; Alvaro Teno, 67, não resistiu aos ferimentos e morreu
Motorista atropela cinco corredores dentro da USP; Alvaro Teno, 67, não resistiu aos ferimentos e morreu

Endereço da página: