Folha de S. Paulo


Sabesp começa a bombear 'volume morto' de outra represa do Cantareira

A Sabesp (companhia de abastecimento do Estado de São Paulo) iniciou o bombeamento do "volume morto" de mais uma represa do sistema Cantareira nesta sexta-feira (15).

A utilização da reserva –que fica abaixo das comportas da represa e, por isso, precisa ser puxada com bombas– começou hoje, quando o nível da represa Atibainha chegou a zero, segundo dados oficiais da ANA (Agência Nacional de Águas).

Localizada em Nazaré Paulista (a 64 km de São Paulo), a represa é capaz de armazenar quase 200 bilhões de litros de água, que já foram totalmente consumidos.

Restam 121 bilhões de litros de "volume morto", dos quais 1,26 bilhões foram captados nesta quarta pela Sabesp para abastecimento. A companhia está autorizada a bombear no máximo 76,9 bilhões de litros da reserva da Atibainha.

Os primeiros reservatórios do sistema Cantareira a secarem, porém, foram a dupla Jaguari-Jacareí, em Bragança Paulista (a 85 km da capital).

Interligadas, essas represas somam 82% da capacidade do Cantareira, mas atingiram nível zero em junho.

Agora, tanto elas como a Atibainha têm só a água de seu "volume morto" para fornecer.

A reserva, segundo especialistas, tem papel importante na separação de impurezas da água e na estabilização da vazão das represas. No sistema Cantareira, ela nunca havia sido utilizada para abastecimento até maio deste ano.

2ª COTA

Na semana passada, a Sabesp anunciou ter conseguido autorização dos órgãos reguladores para fazer obras que permitirão a utilização de mais 100 bilhões de litros, pelo menos, do "volume morto" do sistema Cantareira.

A data em que essa segunda cota começará a ser utilizada e o custo dessas obras não foram informados.


Endereço da página:

Links no texto: