Folha de S. Paulo


STJ mantém condenação dos pilotos do Legacy que atingiu avião da Gol

A Quinta Turma do STJ (Superior Tribunal de Justiça) manteve em 3 anos e 1 mês de prisão as condenações contra os pilotos Joseph Lepore e Jean Paul Paladino. Eles conduziam o jato Legacy que se chocou com um Boeing da Gol em setembro de 2006, provocando a morte de 154 pessoa.

Em julgamento realizado nesta quinta-feira (7), os ministros negaram pedidos da defesa dos pilotos, que tentava reduzir o tamanho das penas, bem como o apresentado pelo Ministério Público, que tentava ampliar o tempo da condenação e pedia a prisão preventiva dos dois.

A defesa dos pilotos ainda deve recorrer ao STJ para, num novo recurso, tentar novamente pedir a redução da pena. O Ministério Público, por sua vez, não deve apresentar novas apelações. A ideia da Procuradoria é esperar que o caso chegue ao fim para tentar pedir a extradição dos pilotos para que cumpram pena no Brasil.

Os dois que são americanos, estão atualmente morando nos Estados Unidos.

O voo 1907 da Gol ia de Manaus para o Rio, quando foi atingido no ar por um jato Legacy e caiu em uma área isolada de Mato Grosso, matando todos a bordo. O jato pousou em segurança. O caso gerou uma crise entre os controladores de voo, responsabilizados pelo acidente, e também à criação da CPI do Apagão Aéreo no Congresso.

Foto de Jorge Araújo/Folhapress
Destroços encontrados em área de mata fechada após a queda do Boing da Gol, que fazia o voo 1907 em 2006
Destroços encontrados em área de mata fechada após a queda do Boeing da Gol em 2006

Endereço da página: