Folha de S. Paulo


'Black blocs' são 'esquerda caviar', diz juiz que negou liberdade a jovens

O juiz da 10ª Vara Criminal, Marcelo Matias Pereira, disse que os "black blocs" –que promovem manifestações com depredação de patrimônio público e privado– atuam ao gosto do que ele chamou de "esquerda caviar".

Editoria de Arte/Folhapress

Esse termo –de origem francesa– costuma ser usado para designar ativistas que dizem ser de esquerda, defendem socialismo, mas que usufruem de todos os benefícios do capitalismo.

A declaração está na decisão proferida pelo juiz, na última sexta-feira (1º), quando ele negou um pedido de liberdade para Fábio Hideki Harano e Rafael Lusvarghi.

Segundo o juiz, os "black blocs" atentam contra os poderes constituídos, desrespeitando as leis e os policiais que têm o dever de preservar a ordem, a segurança e o direito de manifestação pacífica.

"Além de descaradamente atacarem o patrimônio particular de pessoas que tanto trabalharam para conquistá-lo, sob o argumento de que são contra o capitalismo, mas usam tênis da Nike, telefone celular, conforme se verifica nas imagens, postam fotos no Facebook e até utilizam uma denominação grafada em língua inglesa, bem ao gosto da denominada esquerda caviar", afirma o juiz.

Para o magistrado, as manifestações no país perderam a legitimidade por causa da infiltração dos "black blocs".

Segundo ele, as atitudes dos manifestantes violentos tiraram o direito dos que buscavam se manifestar pacificamente. De acordo com o juiz, ficou provado que Hideki e Lusvarghi tinham "liderança sobre as massas".

Para o advogado de Hideki, Luiz Eduardo Greenhalgh, a manifestação do juiz foi "absolutamente ideológica".

"Isso [declaração do juiz] me lembrou a época da ditadura militar, da lei de Segurança Nacional, sem nenhum fundamento", disse Greenhalgh.

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página: