Folha de S. Paulo


'Aerolindas', comissárias tiram fotos dos bastidores e têm fãs em rede social

Em aviões vazios entre uma parada e outra, comissárias de bordo retocam a maquiagem e sorriem.

Para algumas delas, a produção não é apenas para receber os passageiros prestes a embarcar, mas para ficar mais bonitas na foto -que vai parar em uma comunidade que faz sucesso em redes sociais, especialmente entre aficionados em aviação.

Batizada de "Aerolindas", as páginas são obra da estudante Letícia Reis, 18, de Divinópolis (MG), que as criou para se aproximar de comissárias de bordo e saber como é o trabalho. Ela pretende seguir a profissão.

No começo, Letícia pedia autorização às comissárias para reproduzir fotos delas, mas hoje diz ser mais comum receber até cinco imagens diárias de interessadas em se ver na página, com 5.000 seguidores no Instagram e 5.000 no Facebook.

Reprodução/Instagram
Funcionarias das empresas aéreas exibem bastidores do seu trabalho no aplicativo Instagram
Funcionarias das empresas aéreas exibem bastidores do seu trabalho no aplicativo Instagram

Precisa ser linda? "Não precisa. Mas todas são lindas, super bem arrumadas", diz.

A maioria é de comissárias de companhias brasileiras, mas há também funcionárias de empresas do exterior -e também alguns homens.

Comissárias são associadas a elegância desde que viajar de avião passou a ser mais popular no mundo, na segunda metade do século 20.

Uma das "aerolindas" é Gabriela Vallim, 23, da Passaredo. "Quem olha essas fotos quer imagens criativas e nesses perfis você nem sempre vê fotos assim. Eu tento ser na hora de postar", diz ela, que já abraçou o nariz do avião e posou sentada na porta traseira, sempre maquiada, cabelo preso e de batom, no padrão da empresa.

Outra comissária disse, sem querer se identificar, já ter sido reconhecida por passageiros fãs de suas fotos. Várias dizem receber cantadas, que educadamente relevam.

Tatiana Ardito, 24, da Gol, foi procurada pela dona da comunidade quando pôs no Instagram uma foto sua que tem ao fundo o avião pintado pela dupla osgemeos.

"Eu sempre postei, por ficar muito tempo fora de casa. É uma forma de meus amigos e minha família acompanharem minha vida."

A aviação exerce fascínio nos passageiros, diz. "As pessoas querem saber como é meu trabalho, se volto para casa todo dia, se eu faço muitas escalas." Geralmente, a tripulação folga uma vez por semana e passa a maior parte do tempo fora de casa.

As empresas não proíbem as fotos dos funcionários, desde que feitas em momentos sem passageiros no avião.


Endereço da página: