Folha de S. Paulo


Ônibus de SP terão catraca com câmera para flagrar fraude no transporte

Os ônibus de São Paulo ganharão, até o começo do ano que vem, novas catracas equipadas com câmeras que vão flagrar quem usar de forma indevida os cartões que dão desconto na passagem.

O objetivo é combater fraudes no benefício do Bilhete Único de idosos e deficientes, que não pagam tarifa, e de estudantes, que pagam meia. Estes usuários representam 8% e 9% do total de passageiros, respectivamente.

O uso indevido desses cartões por terceiros —como um jovem que usa o bilhete do avô, por exemplo— configura crime.

A câmera vai tirar quatro fotos do passageiro cada vez que um cartão desses for usado. As imagens serão enviadas para um servidor, e um programa de reconhecimento facial vai compará-las com a foto do titular do cartão previamente cadastrada.

Quando o programa detectar diferença, um funcionário vai analisar o caso e, se a fraude for constatada, o cartão será bloqueado pela prefeitura e o usuário será chamado para esclarecimentos.

A prefeitura diz que não será necessário recadastrar os usuários, pois as fotos existentes são suficientes.

Outra mudança é que não será mais preciso que o cobrador valide cada uso dos cartões especiais, exigência que triplica o tempo de embarque.

"Aumenta o conforto para quem joga limpo e é eficaz contra quem joga sujo", diz Adauto Farias, diretor de gestão da SPTrans (empresa da prefeitura que gerencia o transporte).

O sistema, já presente em cidades de pelo menos 10 Estados, só vai funcionar a partir da instalação dos novos validadores, os aparelhos que controlam a catraca.

CONTRATOS

A compra dos aparelhos foi uma exigência da gestão Fernando Haddad (PT) na renovação dos contratos com as empresas e cooperativas de ônibus, na semana passada.

Os contratos venceram em julho de 2013. Haddad chegou a abrir uma licitação, mas cancelou a concorrência em meio a pressão de empresários e da onda de protestos.

Para evitar a falta de ônibus nas ruas, foram assinados aditivos, com duração de um ano. A expectativa era lançar a licitação antes do vencimento dos contratos, mas a gestão esperava ter em mãos, para basear a nova concorrência, o resultado de uma auditoria nas contas do transporte feita pela consultoria Ernst & Young.

Como a auditoria atrasou —a previsão é que seja concluída em outubro—, foi preciso assinar novos aditivos por mais um ano. Esses contratos exigem que as empresas instalem as novas catracas até o fim de janeiro. O custo para equipar os 14,7 mil ônibus da frota será de cerca de R$ 74 milhões.

A SPTrans diz não ter estimativa de quantas fraudes são praticadas atualmente —fabricantes de validadores falam em 25% dos casos. Mas afirma que se as câmeras reduzirem a evasão causada por fraudes em 3%, a arrecadação com tarifas aumentaria R$ 2 milhões por mês —valor suficiente para compensar o investimento.

Segundo Farias, os benefícios tarifários representam pouco mais da metade do subsídio ao sistema de ônibus municipal, bancado pela prefeitura. A remuneração das empresas é independente da cobrança da passagem, pois elas recebem por passageiro transportando.

Em 2013, o subsídio chegou a R$ 1,3 bilhão, aumento de 27% em relação ao ano anterior. Com o congelamento da tarifa e a redução de idade do bilhete de idosos, a estimativa é que neste ano o valor chegue a R$ 1,7 bilhão.

RECARGA

Os novos validadores também permitirão que as recargas do Bilhete Único sejam feitas dentro dos ônibus a partir de meados de abril de 2015.

A recarga é o procedimento em que o cartão recebe os créditos já comprados pelo usuário ou pelas empresas, no caso do vale-transporte. Hoje é necessário ir a pontos de recarga, geralmente localizados dentro de terminais.

Com a mudança, cada ônibus terá este serviço, o que vai facilitar a vida principalmente de moradores da periferia.

A recarga não envolve dinheiro —a compra de créditos continuará sendo feita da mesma forma.

O novo formato também vai aumentar a segurança. Hoje, a SPTrans atualiza a lista de bilhetes que são bloqueados por roubo ou mau uso, por exemplo, uma vez ao dia. O servidor comporta até 10 mil números, mas agora a atualização será em tempo real e a lista poderá ter até 700 mil cartões.

Os novos validadores também permitirão a instalação de outros aparelhos nos ônibus, cujos testes foram revelados pela Folha. Entre eles estão alto-falantes que informam as paradas, câmeras que multam invasão a faixas exclusivas, contadores de passageiros e internet wi-fi.

Segundo a prefeitura, o cronograma de instalação destes equipamentos será definido no ano que vem.


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