Folha de S. Paulo


Tigre ataca e fere criança de 11 anos em zoológico em Cascavel (PR)

Um tigre atacou um menino de 11 anos que tentava alimentá-lo nesta quarta-feira (30) no zoológico de Cascavel (a 498 km de Curitiba).

O menino, que visitava o local com o pai e um irmão, pulou uma grade de proteção, entrou em um espaço proibido para visitantes e foi atacado ao jogar um pedaço de frango para o animal e chegou a tentar passar a mão no animal. Teve um dedo decepado e ferimentos graves na pele do braço, que foi quase toda arrancada.

Segundo Vanilce Oliveira, bióloga do zoológico, o menino já havia alimentado um leão momentos antes do ataque –o que é proibido. Algumas pessoas fizeram imagens do momento em que o garoto tratava o animal. "O pai permitiu que a criança adentrasse uma zona proibida no zoológico, que é a área que mantém o afastamento do público com o animal", disse a bióloga.

Segundo Vanilce, o tigre, chamado Hu, é "extremamente dócil" e acostumado com o público, mas deve ter se irritado com a aproximação do menino. "É um animal acostumado com carinho do seu tratador, mas se irritou e provocou o acidente", disse.

A segurança do zoológico é feita por seis guardas municipais. Uma das funções dos guardas é impedir que visitantes ofereçam comida aos animais. De acordo com Lauri Dall'Agnol, chefe da guarda, a corporação irá verificar se houve falha na segurança.

O músico Edmar Vieira estava com a filha no zoológico e conta que presenciou o menino alimentando o leão. Ele chegou a filmar com o celular a ação do garoto. "O pai falou que ele poderia dar um ossinho e eu achei estranho, um pouco de irresponsabilidade por parte do pai", contou.

A criança foi levada por uma equipe de resgate do Siate (Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência) ao Hospital Universitário de Cascavel. Foi submetido a cirurgia e o estado de saúde era considerado grave.

O pai do menino, de 43 anos, foi detido por omissão de cautela e lesão corporal grave.

Em nota, a Prefeitura de Cascavel informou que cuidadores relataram que o menino foi incentivado pelo pai a correr em volta da jaula, dentro da grade de proteção, provocando o animal.

"O pai ignorou todas as placas de alerta de perigo e para evitar se aproximar do local e não ouviu apelos de quem o observava para cessar a brincadeira", informou a prefeitura.

Ainda segundo a administração, quem assistiu à cena gravou a movimentação e alertou responsáveis porque estavam contrariados com o comportamento do pai da criança.


Endereço da página: