Folha de S. Paulo


Recarga do Bilhete Único será feita dentro dos ônibus em SP

A recarga do Bilhete Único poderá ser feita dentro dos ônibus em São Paulo até abril do ano que vem.

A recarga é o procedimento em que o cartão recebe os créditos já comprados pelo usuário ou pelas empresas, no caso do vale-transporte. Hoje, é necessário encostar o cartão em pontos de recarga geralmente localizados dentro de terminais.

A novidade será possível com os novos validadores, aparelhos que controlam a catraca dos ônibus.

A compra dos aparelhos foi uma exigência da gestão Fernando Haddad (PT) na renovação dos contratos com as empresas e cooperativas de ônibus.

Os contratos venceram em julho do ano passado. A gestão petista chegou a abrir uma licitação, mas cancelou a concorrência após pressão das empresas e da onda de protestos.

Para evitar a falta de ônibus nas ruas, foram assinados aditivos com as mesmas empresas, com duração de um ano.

A expectativa era lançar a licitação antes do vencimento dos contratos, mas Haddad esperava ter em mãos, para basear a nova concorrência, o resultado de uma auditoria nas contas do transporte.

Como a auditoria atrasou —a previsão é que seja concluída em outubro—, foi preciso assinar novos aditivos, por mais um ano.

Os novos contratos exigem que as empresas comprovem a compra dos validadores até setembro, e que a instalação dos aparelhos seja concluída até janeiro. Cada validador custa cerca de R$ 5.000, o que exigirá investimento de R$ 74 milhões para equipar os 14.727 ônibus da frota municipal.

Segundo o SPUrbanuss (sindicato das concessionárias), esse investimento poderá ser incluído nas propostas das empresas na futura licitação.

RECARGA

A recarga do Bilhete Único não envolve dinheiro. Ela ocorre depois que usuário comprou créditos pela internet ou que a empresa que fornece vale-transporte pagou a cota do funcionário.

A compra de créditos em dinheiro continuará sendo feita nos terminais ou nos postos credenciados.

Segundo o secretário municipal dos Transportes, Jilmar Tatto, a tendência é cada vez mais reduzir o uso de dinheiro dentro dos ônibus e, no futuro, eliminar o pagamento com cédulas e moedas.

Atualmente, o pagamento em dinheiro representa parcela de 8% das viagens.

Além da recarga dentro dos ônibus, os novos validadores permitirão que novos equipamentos testados pela prefeitura sejam instalados nos ônibus.

Entre eles estão alto-falantes e letreiros que informam as paradas, câmeras que multam quem invadir as faixas exclusivas, contador de passageiros e internet wi-fi.

Segundo a prefeitura, o cronograma de instalação destes equipamentos será definido no ano que vem.


Endereço da página:

Links no texto: