Folha de S. Paulo


Sem-teto invadem sede da construtora Even na zona oeste de SP; veja vídeo

Militantes do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto) invadiram no começo da tarde desta quarta-feira (16) o saguão de entrada da sede da construtora Even, no Jardim Europa, na zona oeste de São Paulo.

Os manifestantes são contrários ao despejo da ocupação Portal do Povo, na região do Morumbi. De acordo com os sem-teto, a construtora é dona do terreno e pediu a reintegração de posse da área.

No total, 300 manifestantes ocupam o saguão da construtora que fica no terceiro andar de um prédio na rua Hungria. Os funcionários das empresas com salas no edifício foram liberados. Nenhum conversou com a imprensa.

Os sem-teto entraram na construtora com colchonetes e ameaçam acampar caso não sejam recebidos por representantes da construtora. Uma faixa da pista local da marginal Pinheiros também permanece fechada pelos manifestantes.

"Nós trouxemos tudo o que é necessário para a gente morar aqui, como colchonetes, galões de água e muita comida. A gente só sai depois que houver negociação", disse a coordenadora do MTST Ana Paula Ribeiro

"Da primeira vez que a gente veio, fecharam a porta na nossa cara e a gente avisou que ia voltar. A gente falou: ou abre por bem ou abre por mal", afirmou o sem-teto Cleiton Celoso. "Ou recebem a nossa comissão ou a gente fica acampa aqui", completou.

Veja vídeo

Em nota, a Even afirmou que "teve sua sede violentamente invadida" e que "a liminar para a reintegração de posse do terreno já foi expedida e está em fase de cumprimento".

"A companhia reiterou aos representantes do movimento que o terreno do Morumbi, ocupado de forma irregular pelo grupo, é propriedade privada e que suas demandas de moradia devem ser encaminhadas ao poder público", disse a empresa.

No último dia 7, o MTST fez um protesto em frente a sede da construtora. Na oportunidade, os manifestantes fecharam a entrada da empresa não permitiram ninguém entrar nem sair do prédio.

Em maio, as sedes da Odebrecht, OAS e Andrade Gutierrez também foram alvos de manifestações dos sem-teto.

CONTRA TELEFONIA

Mais cedo foram realizados três outros protestos simultâneos em São Paulo. De acordo com nota enviada pelo MTST, os protestos eram para reclamar da "péssima qualidade dos serviços de todas as operadas, apesar da tarifa brasileira ser a mais cara do mundo".

Cerca de 200 pessoas ligadas ao MTST entraram por volta das 10h na sede da superintendência da Anatel em São Paulo, na Vila Mariana (zona sul). Um grupo de sem-teto foi recebido por representantes da Anatel e entregou a eles uma lista de bairros que teriam sinal ruim.

"Nós vamos verificar algumas localidades que vocês reclamam", disse o superintendente da agência, Everaldo Gomes Ferreira, após receber os sem-teto.

Além da Anatel, o grupo fez protesto na avenida Giovanni Gronchi, no Morumbi (zona oeste), onde fica a sede da TIM. Já um terceiro grupo fez protestos na porta da Oi, localizada na Vila Olímpia (zona oeste), e também nas sedes da Vivo e da Claro, ambas localizadas no Itaim Bibi.

A assessoria da TIM afirmou que recebeu os representantes do MTST e avaliará as suas reivindicações.


Endereço da página:

Links no texto: