Folha de S. Paulo


PM do Rio faz operação com 500 policiais no Complexo do Alemão

Cerca de 500 policiais militares fazem uma operação, na manhã desta quarta-feira (15), no Complexo do Alemão, zona norte do Rio, para localizar traficantes, armas e drogas.

Segundo a assessoria de imprensa do Comando de Polícia Pacificadora, o objetivo da ação é realizar um cerco e uma varredura para reprimir o tráfico local. Até as 9h, não havia informações de confrontos ou prisões.

Além do efetivo de unidades pacificadoras, há ainda policiais militares do Batalhão de Operações Especiais (Bope), Batalhões de Ações com Cães e de Choque, além do Grupamento Aeromóvel (Gam) - que apoiam a operação com um helicóptero. De acordo com a coordenação de UPPs, a operação começou às 4h30 desta quarta.

A ação da polícia acontece cerca de um mês depois dos ataques de criminosos contra UPPs locais e contra a delegacia do Alemão. Em cinco anos, 12 PMs morreram em áreas com UPPs - a maioria nos complexos do Alemão (4) e da Penha (4).

O último caso foi do soldado Fábio Gomes da Silva, 30, da unidade pacificadora do Alemão. Ele morreu baleado na cabeça, na noite do dia 22 de junho - durante tiroteio entre criminosos e policiais, no conjunto de favelas.


Endereço da página: