Folha de S. Paulo


Em um mês, nível do sistema Cantareira cai 4,2 pontos percentuais

Em um mês, o nível de água do sistema Cantareira, principal reservatório que abastece a Grande São Paulo, caiu 4,2 pontos percentuais. Neste domingo (29), o sistema registra 20,8% de sua capacidade total, segundo a Sabesp. No dia 30 de maio, o volume armazenado alcançava 25%.

O índice de chuva acumulada registrado na região este mês é de 15,7 mm. A média para o mês, segundo a Sabesp, é de 56 mm.

No total, cerca de 9 milhões de pessoas recebem água do Cantareira diariamente. O reservatório ainda atende municípios da região de Campinas, no interior do Estado.

De acordo com documento divulgado pela ANA (Agência Nacional de Águas), a quantidade de água que o manancial deverá receber nos próximos meses está em desacordo com o volume que será utilizado. Segundo a publicação, a Sabesp precisa incorporar um cenário mais "desfavorável" para garantir o abastecimento de água até novembro, período que começam as chuvas de verão.

A Sabesp retira, em média, 20,5 mil litros por segundo das represas que compõe sistema. No período anterior a estiagem, a captação era de cerca de 30 mil litros por segundo.

Veja vídeo

Assista ao vídeo em tablets e celulares


Endereço da página:

Links no texto: