Folha de S. Paulo


Operação completa da linha 6 do Metrô é confirmada para 2020

Inicialmente prevista para operar em 2013 e adiada para 2017, a linha 6-Laranja do metrô de São Paulo deve ficar pronta para operação completa apenas em 2020, confirmou o governo do Estado nesta quinta-feira (26). Parcialmente, a linha pode funcionar ainda em 2018.

Em evento na prefeitura de São Paulo, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) assinou um financiamento de R$ 1,6 bilhão do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social) para a implantação da linha, que será feita em PPP (parceria público-privada). A previsão é de que serão empenhados R$ 4,5 bilhões da iniciativa privada e R$ 4,5 bilhões do Estado.

A assinatura foi feita na presença da presidente Dilma Rousseff e do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad.

O governo estadual também aguarda a aprovação de um empréstimo de R$ 600 milhões da Caixa Econômica Federal para bancar desapropriações para a construção da linha.

Ano passado, o governador assinou o contrato para a construção do trecho, cujo consócio vencedor da licitação é o Move São Paulo, formado pelas empresas Odebrecht, Queiroz Galvão, UTC Participações e o fundo de Investimento Eco Realty.

A linha 6 foi anunciada em março de 2008, no governo José Serra (PSDB), com obras estimadas para 2010 e término em 2012 ou 2013. Em 2011, foi adiada para 2017.

Ela percorrerá cerca de 16 km, da Vila Brasilândia (zona norte) a São Joaquim, no centro da capital, mas pode começar a funcionar na Água Branca (zona oeste), dois anos antes.

"A linha tem um prazo total de seis anos para execução, mas o que vai acontecer: os empreendedores dessa linha podem operar assim que atingirem a rede metroviária. E ela vai ser atingida na [estação] Água Branca, que tem as linhas 7 e 8 da CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos], em quatro anos", afirmou o secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes.

A prefeitura cedeu um terreno público na Freguesia do Ó para a entrada dos "tatuzões" (equipamentos para escavação de túneis) que construirão a linha.

A linha-6 é conhecida como "Linha Universitária", por passar próxima a diversas faculdades.


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